ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MULTIPLICADORES
Palavras-chave:
Saúde do Escolar; Educação e Saúde; Programa Saúde na Escola.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções dos profissionais atuantes no PSE, em Uruguaiana/RS, a fim de identificar barreiras e facilidades quanto a sua execução. Realizou-se um estudo transversal, onde foram aplicados questionários voltados aos multiplicadores do PSE. Foram incluídos 37 multiplicadores, sendo 26 professores e 11 enfermeiros. Como aspectos positivos, os multiplicadores ressaltaram a interação entre comunidade escolar, professores e profissionais da saúde. As principais barreiras identificadas foram a resistência de professores e a falta de entendimento dos mesmos sobre o PSE, bem como a falta de comprometimento da escola junto í s ações. Através desses resultados, é possível refletir sobre o desenvolvimento das ações do programa para que possam ser fomentadas estratégias e ajustes de gestão, a fim de tornar o programa mais efetivo.