ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MULTIPLICADORES

Autores

Palavras-chave:

Saúde do Escolar; Educação e Saúde; Programa Saúde na Escola.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar as percepções dos profissionais atuantes no PSE, em Uruguaiana/RS, a fim de identificar barreiras e facilidades quanto a sua execução. Realizou-se um estudo transversal, onde foram aplicados questionários voltados aos multiplicadores do PSE. Foram incluí­dos 37 multiplicadores, sendo 26 professores e 11 enfermeiros. Como aspectos positivos, os multiplicadores ressaltaram a interação entre comunidade escolar, professores e profissionais da saúde. As principais barreiras identificadas foram a resistência de professores e a falta de entendimento dos mesmos sobre o PSE, bem como a falta de comprometimento da escola junto í s ações. Através desses resultados, é possí­vel refletir sobre o desenvolvimento das ações do programa para que possam ser fomentadas estratégias e ajustes de gestão, a fim de tornar o programa mais efetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriéli Deponti Bombach , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Fisioterapeuta. Mestre em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde. Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS.

Simone Lara, UNIPAMPA

Doutora em Educação em Ciências: química da vida e saúde. Mestre em fisiologia humana. Docente do curso de Fisioterapia e do PPG: Educação em Ciências: química da vida e saúde na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Marlise Grecco de Souza Silveira , UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Doutora em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde, mestra em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde UFSM, Assessoria da Saúde Escolar 10° CRE, Uruguaiana, SEDUC/RS.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Deponti Bombach , G. ., Simone Lara, & Grecco de Souza Silveira , M. (2022). ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS MULTIPLICADORES . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3747