SINAIS VIBRACIONAIS DE PÊNDULO COM ARDUÍNO: análise com Transformada Rápida de Fourier

Autores

Palavras-chave:

Vibrações; Pêndulo; Sequência didática.

Resumo

Apresenta-se um sistema de baixo custo para coleta de sinais de vibrações de um pêndulo simples. A coleta dos dados foi realizada com o auxí­lio de um arduí­no, um osciloscópio e um acelerômetro. Utilizou-se a Transformada Rápida de Fourier (FFT) para comparar a frequência do pêndulo obtida experimentalmente com o valor teórico esperado. Verificou-se a acurácia do aparato proposto no que se refere à medida e observação dos parâmetros mais relevantes no movimento oscilatório do pêndulo como aceleração, perí­odo, frequência amplitude e velocidade.   O experimento de baixo custo proposto possibilita a construção de sequência didática para o ensino dos conceitos de mecânica clássica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emí­lio David, Instituto Federal do Espirito Santo - IFES

Graduando em Engenharia Mecânica no Instituto Federal do Espirí­to Santo.

Markcilei Lima Dan, Instituto Federal do Espirito Santo - IFES

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espí­rito Santo. Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Espí­rito Santo. Doutorado pelo Programa de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professor do Instituto Federal do Espí­rito Santo (desde 2006). 

Edmundo Rodrigues Junior, IFES

Doutor em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Modalidade Fí­sica) pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Licenciado em Fí­sica pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Emí­lio David, Lima Dan, M., & Rodrigues Junior, E. (2022). SINAIS VIBRACIONAIS DE PÊNDULO COM ARDUÍNO: análise com Transformada Rápida de Fourier . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3786