INEFICIÊNCIAS DE LEITURA E AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA NO ANO (PANDÊMICO) DE 2021

Autores

  • Aldimara Ornelas Burock Lopes Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC
  • Elaine Guedes Nogueira Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC
  • Magda da Silva Santiago Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC

Palavras-chave:

Alfabetização; Letramento; Fluência

Resumo

Este relato aborda a ineficiência de leitura e o perfil de leitor nos anos iniciais da alfabetização, com base em dados da Avaliação de Fluência realizada em 2021, no município de Atílio Vivacqua/ ES. A pesquisa foi realizada com 125 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, perfazendo uma taxa de 88% do total previsto de 144 alunos das sete escolas públicas que atendem estes estudantes. Os resultados da Avaliação da Fluência em Leitura Oral confirmam a ineficiência da fluência leitora, que é considerada uma habilidade essencial no processo de alfabetização e letramento, e, consequentemente, da dificuldade na escrita, sendo um causador do fracasso escolar, que se não trabalhado e sanado, repercute por toda a vida da pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldimara Ornelas Burock Lopes, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC

Mestranda em Ciências, Educação e Tecnologia (UNIVC). 

Elaine Guedes Nogueira, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC

Mestranda em Ciências, Educação e Tecnologia (UNIVC).  

Magda da Silva Santiago, Centro Universitário Vale do Cricaré - UNIVIC

Mestranda em Ciências, Educação e Tecnologia (UNIVC).  

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Aldimara Ornelas Burock Lopes, Elaine Guedes Nogueira, & Magda da Silva Santiago. (2022). INEFICIÊNCIAS DE LEITURA E AVALIAÇÃO DE FLUÊNCIA NO ANO (PANDÊMICO) DE 2021. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3912