PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

estudo de caso

Autores

  • Ana Paula Rocha Gonçalves Universidade Vale do Cricaré - UNIVIC
  • Andressa Silva Fleischmann Universidade Vale do Cricaré
  • Maria Carolina Baikt Universidade Vale do Cricaré - UNIVIC

Palavras-chave:

Avaliação; Ciências Humanas; Educação

Resumo

O presente artigo visa analisar os dados do Paebes tri 2021 com vistas à sua contribuição ao ensino de Língua Portuguesa em uma escola estadual do município de Colatina (ES). Para ancorar a discussão teórica do trabalho, aloca-se o pensamento de Certeau (2005) sobre saberes fazeres na Educação. A metodologia utilizada teve amplo enfoque através da Plataforma Educação em Foco para a coleta de dados. Observou- se, dessa forma, que os resultados do Paebes são uma bússola direcionadora para professoras e professores de Língua Portuguesa, como uma forma de repensar suas práticas a partir dos resultados obtidos em relação aos descritores, como uma ferramenta de repensar sobre os saberes fazeres. Muito embora costumem dissociar dados quantitativos da prática escolar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, podemos observar que aqui eles revelaram uma potente ferramenta na análise da prática de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Rocha Gonçalves, Universidade Vale do Cricaré - UNIVIC

Mestranda de Programa de Pós-graduação da Universidade Vale do Cricaré.  

Andressa Silva Fleischmann, Universidade Vale do Cricaré

Mestranda de Programa de Pós-graduação da Universidade Vale do Cricaré. 

Maria Carolina Baikt, Universidade Vale do Cricaré - UNIVIC

Mestranda de Programa de Pós-graduação da Universidade Vale do Cricaré. 

Downloads

Publicado

2022-06-14

Como Citar

Ana Paula Rocha Gonçalves, Andressa Silva Fleischmann, & Maria Carolina Baikt. (2022). PAEBES TRI (2021) E SUA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: estudo de caso . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(26). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3915