O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CTS COM O TEMA ENERGIA ELÉTRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
possibilidades e desafios
Palavras-chave:
Educação CTS, PNLD, Energia ElétricaResumo
Este artigo teve como objetivo pesquisar possibilidades e desafios referentes ao desenvolvimento da Educação CTS dentro do tema energia elétrica presente nos livros didáticos de Física do 3º ano do Ensino Médio no Programa Nacional do Livro Didático 2018. A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo análise documental. Os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva e as categorias utilizadas foram as interações entre os elementos da tríade CTS. Observou-se que os textos dos livros didáticos indicam possibilidades de reflexão dos pressupostos CTS, sendo a maioria dentro de concepções reduzidas contemplando inter-relações unilaterais nos elementos da tíade os quais podem constitui-se em obstáculos para desmistificar conceitos distorcidos sobre CTS, sendo portanto, um desafio a ser superado. Como possibilidade, contemplou-se algumas propostas pontuais que permitem desenvolver essas inter-relações de forma mais capilar que são favoráveis a esta proposta de educação.
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