O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CTS COM O TEMA ENERGIA ELÉTRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

possibilidades e desafios

Autores

  • Jose Alexandre Berto Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Educação CTS, PNLD, Energia Elétrica

Resumo

Este artigo teve como objetivo pesquisar possibilidades e desafios referentes ao desenvolvimento da Educação CTS dentro do tema energia elétrica presente nos livros didáticos de Física do 3º ano do Ensino Médio no Programa Nacional do Livro Didático 2018. A pesquisa foi de natureza qualitativa do tipo análise documental. Os dados  foram analisados pela Análise Textual Discursiva e as categorias utilizadas foram as interações entre os elementos da tríade CTS. Observou-se que os textos dos livros didáticos indicam possibilidades de reflexão dos pressupostos CTS, sendo a maioria dentro de concepções reduzidas contemplando inter-relações unilaterais nos elementos da tíade os quais podem constitui-se em obstáculos para desmistificar conceitos distorcidos sobre CTS, sendo portanto, um desafio a ser superado. Como possibilidade, contemplou-se algumas propostas pontuais que permitem desenvolver essas inter-relações de forma mais capilar que são favoráveis a esta proposta de educação.

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Biografia do Autor

Jose Alexandre Berto, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor da Secretaria Estadual de Educação e Esporte do Paraná. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. 

Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Científica e Tecnológica na Educação em Ciências. 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Berto, J. A., & Lorenzetti, L. (2023). O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CTS COM O TEMA ENERGIA ELÉTRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: possibilidades e desafios. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4317