ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, Pesquisa como princípio pedagógico

Resumo

Este artigo buscou analisar, sob uma revisão literária, no campo educacional conceitos aplicados no Ensino Médio Integrado, da pesquisa como princípio pedagógico e sua importância, relacionando-se ao desenvolvimento de atitude científica no contexto da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa é qualitativa, de natureza básica, com objetivo exploratório, a partir de procedimentos bibliográfico e documental. Percebeu-se que o ensino com pesquisa provoca nos alunos a curiosidade, criticidade, observação do mundo que os cerca, inquietude, desperta o ser protagonista de seu interior na busca de conhecimento. Para tanto, deve-se reconhecer a natureza pesquisadora do professor, a fim de que os atores envolvidos superem os desafios do ato de educar pela pesquisa no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Nelson Oliveira de Alencar, Instituto Federal do Acre - IFAC

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica do ProfEPT pelo Instituto Federal do Acre. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Acre. Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Brasília.

Mário Sérgio Pedroza Lobão, Instituto Federal do Acre - IFAC

Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do  Instituto Federal do Acre.

Altino Farias de Morais, Universidade Federal do Acre - UFAC

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFAC e  Licenciado em Letras/ Inglês pela UFAC. Secretário Executivo na Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Alencar, N. O. de, Pedroza Lobão, M. S. ., & Morais, A. F. de. (2023). ENSINO MÉDIO INTEGRADO E A PESQUISA COMO PRINCÍPIO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4336

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil