SABERES DOCENTES REQUERIDOS PARA A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO

um estudo comparativo em Rondônia/Brasil

Autores

Palavras-chave:

Docência, Serviço Público, Pessoas com Deficiência

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre os saberes docentes requeridos e avaliados em processos seletivos para ingresso no cargo público de professor no Estado de Rondônia no âmbito da Rede Estadual de Ensino e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Quanto aos objetivos específicos, busca-se discutir a inclusão de professores com deficiência no Serviço Público, bem como analisar as condições para o desenvolvimento de seus saberes e práticas docentes. O estudo foi conduzido com base no método do Estudo de caso. Concluiu-se que os saberes requisitados pelos editais analisados representam apenas uma parte dos conhecimentos que os professores precisarão mobilizar em suas práticas cotidianas no espaço escolar, e no caso dos professores ingressantes em vaga de Pessoa com Deficiência (PcD), estes não tiveram acesso a políticas específicas de formação continuada adequadas às necessidades decorrentes de suas deficiências.

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Biografia do Autor

Geovana da Costa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Discente do Curso de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Assistente em Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Xênia de Castro Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Curso de Mestrado em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Márcia Letícia Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

da Costa Oliveira, G. ., de Castro Barbosa, X., & Gomes, M. L. (2023). SABERES DOCENTES REQUERIDOS PARA A INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO: um estudo comparativo em Rondônia/Brasil. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4342

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil