A READEQUAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS À AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030
Palavras-chave:
Agenda global de educação 2030, Políticas educacionais, Diretrizes internacionaisResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar, sob o fundamento da crítica marxista, o movimento de readequação das políticas educacionais brasileiras, criadas a partir de 2015, às diretrizes da Agenda Global de Educação 2030. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica será ancorada nos autores que discutem as funções que vem sendo atribuídas à educação na política brasileira, por meio da interferência dos organismos multilaterais. No tocante à análise documental, serão analisados os documentos lançados pela Unesco que estabelecem diretrizes utilizadas pelas políticas educacionais brasileiras. Concluímos que a intenção da Agenda Global de Educação e as políticas que visam o desenvolvimento sustentável, não é transformar a realidade, mas mantê-la. Através do lema da educação como motor da redução da pobreza, incorporado na Agenda, o capital controla as estruturas e submete as políticas de educação à lógica do mercado.
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