A READEQUAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS À AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030

Autores

Palavras-chave:

Agenda global de educação 2030, Políticas educacionais, Diretrizes internacionais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, sob o fundamento da crítica marxista, o movimento de readequação das políticas educacionais brasileiras, criadas a partir de 2015, às diretrizes da Agenda Global de Educação 2030. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica será ancorada nos autores que discutem as funções que vem sendo atribuídas à educação na política brasileira, por meio da interferência dos organismos multilaterais. No tocante à análise documental, serão analisados os documentos lançados pela Unesco que estabelecem diretrizes utilizadas pelas políticas educacionais brasileiras. Concluímos que a intenção da Agenda Global de Educação e as políticas que visam o desenvolvimento sustentável, não é transformar a realidade, mas mantê-la. Através do lema da educação como motor da redução da pobreza, incorporado na Agenda, o capital controla as estruturas e submete as políticas de educação à lógica do mercado.

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Biografia do Autor

Jociene Araújo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Pedagoga (UERN). Especialista em Educação e contemporaneidade (IFRN).  Mestranda em Educação e Ensino pelo Mestrado Acadêmico Intemcampi – MAIE/UECE. Bolsista do CNPq vinculado ao Núcleo de estudos: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, e a linha de Trabalho, Educação, Ontologia, Estética e Formação Humana.

Aleksandre Saraiva Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação (UFRN).

Maria José dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT. Especialista em Gestão Pública e em Gestão de Recursos Humanos. Graduada em Serviço Social pela UERN. Assistente Social e Técnica de Gestão - da Secretaria de Assistência Social do Município de Itaiçaba/CE. 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Araújo Lima, J., Saraiva Dantas, A., & Santos, M. J. dos. (2023). A READEQUAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS À AGENDA GLOBAL DE EDUCAÇÃO 2030. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4346

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil