FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA E NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

as pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional e Tecnológica, Prática pedagógica

Resumo

Neste artigo, apresentamos, a princípio, as proposições dos pesquisadores com produção no campo trabalho e educação acerca da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Em seguida, discutimos o que as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), trazem a respeito da formação e das práticas de docentes que atuam na EPT. Para a seleção dos trabalhos, foram estabelecidos como critérios: 1- pesquisas que trataram de formação e práticas de professores licenciados ou bacharéis; 2- estudos com foco no Ensino Médio Integrado (EMI); 3- pesquisas que utilizaram relatos de professores. Foram selecionadas 5 dissertações cujos resultados demonstraram um distanciamento entre o que são considerados saberes necessários para uma prática eficiente na EPT e o que pensam e praticam alguns professores entrevistados. Nenhum docente teve uma formação pedagógica prévia para trabalhar na EPT. Todos exercem as suas atividades a partir dos erros e acertos, e das trocas de saberes com os seus pares.

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Biografia do Autor

Francisco das Chagas de Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT. Especialista em Metodologia de Ensino em Educação Básica pelas Faculdades Integradas de Patos. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Membro do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES). 

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Doutor em Educação (UFRN) e pós-doutor em Educação (UFF). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFRN), em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Ensino (Posensino – UERN/IFRN/UFERSA). Líder do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade (G-TRES).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Sena, F. das C. de ., & Silva Souza, F. das C. . (2023). FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS DOCENTES PARA E NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: as pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4354

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil