ANÍSIO TEIXEIRA, CURRÍCULO, ESTUDO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS ESCOLAS
Palavras-chave:
Anísio Teixeira, Currículo, Cultur, IdentidadeResumo
Este artigo analisou a relevância do estudo da cultura nos programas curriculares da educação básica para a construção de identidades no pensamento de Anísio Teixeira. Para o educador, os currículos escolares nacionais devem ser constituídos, de um lado, por uma parte fixa na qual são abordados os conteúdos resultantes do conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e, de outro, por uma parte variável que inclui saberes referentes às diversas culturas locais presentes no Brasil. Para a realização desta análise, adotou-se um estudo qualitativo sobre a concepção anisiana de currículo como peça viva do sistema escolar adaptada à realidade nacional e local e à demanda social pela valorização da pluralidade cultural e da constituição de identidades.
Downloads
Referências
ABREU, Jayme. Anísio Teixeira e a educação na Bahia. In: ABREU, Jayme et al. Anísio Teixeira: pensamento e ação. 1. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1960, p. 1-68.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 de maio de 2021.
LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A tradição desafortunada: Anísio Teixeira, velhos textos e ideias atuais. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV; CPDOC, 1989. 88p.
ROCHA, João Augusto de Lima. Apresentação. In: ROCHA, João Augusto de (Org.). Anísio em movimento. 1. ed. Brasília: Senado Federal, 2002, p. 21-25.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. A falta da universidade moderna para a formação da cultura nacional – cerca de 1970. In: ROCHA, João Augusto de Lima (Org.). Anísio em movimento. 1. ed. Brasília: Senado Federal, 2002, p.275-287.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. A educação e a crise brasileira. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005. 424p.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Aspectos americanos de educação: Anotações de viagem aos Estados Unidos em 1927. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2006. 220p.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Por que “Escola Nova”? Revista Educação: Órgão da Diretoria Geral da Instrução Pública de São Paulo, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 8-26, outubro 1930.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação não é privilégio. 1. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1957. 146p.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Pequena introdução à filosofia da educação: a escola progressiva ou a transformação da escola. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967a. 150p.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. A pedagogia de Dewey: estudo introdutório. In: DEWEY, John. Vida e educação. Trad. Anísio Spínola Teixeira. 6. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1967b, p. 13-41.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo; Brasília: Companhia Editora Nacional; Instituto Nacional do Livro, 1976. 384p.
TEIXEIRA, Anísio Spínola. Educação para a democracia: introdução à administração educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997. 262p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jorge Eschriqui Vieira Pinto (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.