ANÍSIO TEIXEIRA, CURRÍCULO, ESTUDO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS ESCOLAS

Autores

Palavras-chave:

Anísio Teixeira, Currículo, Cultur, Identidade

Resumo

Este artigo analisou a relevância do estudo da cultura nos programas curriculares da educação básica para a construção de identidades no pensamento de Anísio Teixeira. Para o educador, os currículos escolares nacionais devem ser constituídos, de um lado, por uma parte fixa na qual são abordados os conteúdos resultantes do conhecimento produzido ao longo da história da humanidade e, de outro, por uma parte variável que inclui saberes referentes às diversas culturas locais presentes no Brasil. Para a realização desta análise, adotou-se um estudo qualitativo sobre a concepção anisiana de currículo como peça viva do sistema escolar adaptada à realidade nacional e local e à demanda social pela valorização da pluralidade cultural e da constituição de identidades. 

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Biografia do Autor

Jorge Eschriqui Vieira Pinto, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutorando em História pela UFG. Mestre e Doutor em História pela UNESP. Graduado em História pela UnB.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Pinto, J. E. V. (2022). ANÍSIO TEIXEIRA, CURRÍCULO, ESTUDO DA CULTURA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES NAS ESCOLAS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4359