DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR
integração e inclusão na FECLESC
Palavras-chave:
Integração, Inclusão, Ensino Superior, DeficiênciaResumo
Esta pesquisa teve como objetivo central investigar se há um movimento de inclusão, que supere a integração, dos alunos com deficiência matriculados na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, documental, com uma etapa exploratória. Tivemos como participantes do estudo, os gestores da instituição. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o questionário. Os autores que nos subsidiaram foram: Mantoan (2015), Barreto e Almeida (2014), Mazzotta (2001) e outros. Concluímos, destacando a necessidade de debatermos sobre a inclusão na academia, pois os respondentes demonstram dificuldade de compreensão dos conceitos referentes à integração e à inclusão e suas especificidades. Na instituição, existe o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão que promove ações para assegurar essa política inclusiva, no entanto, poucos sabem de sua existência.
Downloads
Referências
ANACHE, Alexandra Aych; ROVETTO, Sabrina Stella Maris; OLIVEIRA, Regiane Alves de. Desafios e implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Revista Educação Especial, 29 (49), 299-31, 2014.
BARRETO, Luciana Pereira de Souza Jatobá; ALMEIDA, Maria do Socorro Pereira de. Deficiência e universidade: um estudo sobre inclusão e superação através do Tempo e alguns casos na Faculdade Sete de Setembro (Fasete). Rios Eletrônica-Revista Científica da FASETE, ano, v. 8, 2014.
BEZERRA, Rebeca Monte Nunes. O ministério público na defesa da educação inclusiva. In: MACHADO, Rosângela; MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org). Educação e Inclusão: entendimentos, proposições e práticas. -Blumenau: Edifurb, 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Casa Civil, 1988.
BRASIL. Convenção sobre o direito das pessoas com deficiência – Resolução A/61/611 de 6 de dezembro de 2006. Brasília, 2006.
BRASIL. Estatuto da Pessoa com Deficiência. - 3.ed. - Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018. 50p.
CASTRO, Sabrina Fernandes de; ALMEIDA, Maria Amélia. Ingresso e Permanência de Alunos com Deficiência em Universidades Públicas Brasileiras. Revista Educação Especial, (24), 5-15, 2014.
DECHICHI, Claúdia; SILVA, Lázara Cristina; GOMIDE, Andréa Barbosa. Projeto Incluir: acesso e permanência na UFU. In: Inclusão Escolar e Educação Especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 2008. p. 333 - 352.
DUTRA, Cláudia Pereira; SANTOS, Martinha Clarete Dutra dos. Após dez anos da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o que mudou no Brasil?. In: MACHADO, Rosângela; MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.). Educação e Inclusão: entendimento, proposições práticas. Blumenau, Edifurb, 2020.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia. Pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HAIASHIDA, Keila Andrade. Inclusão no Ensino Superior: um relato de experiência. LIMA, Nara Lúcia Gomes; SILVA, Maria Saraiva da; BIÉ, Estanislau Ferreira; CUNHA JÚNIOR, Henrique (Orgs.) Educação Como Forma de Socialização - Volume 8 [recurso eletrônico] / Nara Lúcia Gomes Lima; Maria Saraiva da Silva; Estanislau Ferreira Bié; Henrique Cunha Júnior (Orgs.) -- Porto Alegre, RS: Editora Fi,2018.
LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. - São Paulo: Atlas 2003.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil: história e política pública. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
MENDES, Hernestina da Silva Fiaux; BASTOS, Carmem Célia Barradas Correia. Um estudo sobre a realidade da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior no Paraná. Revista Educação Especial, 29 (54), 189-202, 2016.
NUERNBERG, Adriano Henrique. O capacitismo, a educação especial e a contribuição do campo de estudos sobre deficiência para educação inclusiva. In: MACHADO, Rosângela; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Educação e Inclusão: entendimento, proposições e práticas. -Blumenau: Edifurb, 2020.
PETERSON, Patrícia. Inclusão nos Estados Unidos: filosofia, implementação e capacitação de professores. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, São Paulo, v 12, n.1, abril, 2006.
PLETSCH, Márcia Denise; BRAUN, Patrícia. A inclusão de pessoas com deficiência mental: um processo em construção. Revista Democratizar, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2008.
REIS, Nivânia Maria de Melo. Política de inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais no ensino superior e as universidades federais mineiras. 2010. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, 2010.
SILVA, Adilson Florentino da. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiência física / elaboração Adilson Florentino da Silva, Ana de Lourdes Barbosa de Castro, Maria Cristina Mello Castelo Branco.- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006.
SILVA, Maria Emilene Lima Da. Inclusão escolar e evasão: causas e efeitos. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2022) – Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2022. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=107455. Acesso em: 17 set. 2022.
TOLEDO, Cézar de Alencar Arnaut de. GONZAGA, Maria Teresa Claro (Orgs.). Metodologia e técnicas de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas. - Maringá: Eduem, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elton Rodrigues Vieira, Maria Rosivânia de Oliveira Gomes, Keila Andrade Haiashida (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.