PLANEJAMENTO DOCENTE

interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial, PEI, Acessibilidade Curricular, Planejamento Docente, Educação Profissional

Resumo

A Política de Educação Inclusiva reivindica uma transformação da cultura escolar, criando condições para que os alunos público-alvo da educação especial (PAEE) tenham um aprendizado de qualidade. Entre as estratégias pedagógicas disponíveis, há o Planejamento Educacional Individualizado (PEI), que busca nortear condutas educativas visando um processo de ensino aprendizagem acessível que envolva alunos, professores, escola e família. O objetivo do trabalho foi compreender a acessibilidade curricular pela perspectiva desses profissionais nos campi dos IFs, por meio da avaliação destes de uma proposta de roteiro de PEI. A análise foi realizada através de questionário online, com questões de múltipla escolha. Os dados apontaram que os sujeitos consideraram relevante um roteiro de PEI minucioso e específico para todos os tipos de necessidades educacionais especiais, sendo preciso melhorar e aperfeiçoar o desenvolvimento de ferramentas que auxiliem no processo de ensino desses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marjorie Ambo Koto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Especialista em Engenharia de Produção pela UFSCar. Pós-graduada em Gestão de Marketing e Vendas pela FGV. Graduada em Pedagogia pela FACON.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela UFSCar. Mestra em Educação pela UNESP. Graduada em Pedagogia pela UNESP.

Jéssica Rodrigues Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Mestra e Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar. Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar pela FAESPI. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica pela UFSCar. Graduada em Pedagogia pela UFPI.

Referências

ANACHE, Alexandra Ayache; RESENDE, Dannielly Araújo Rosado. Caracterização da avaliação da aprendizagem nas salas de recursos multifuncionais para alunos com deficiência intelectual. Revista Brasileira de Educação, v. 21 n. 66, jul.-set, p. 569-591, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YpfntDqmH7QgrHZKRZDYBsP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 01 jul. 2022.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 05 set. 2022.

CAMPOS, Érica Costa Vliese Zichtl.; PLETSCH, Márcia Denise. Escolarização do aluno com deficiência intelectual: dialogando com o currículo e o plano educacional individualizado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 6. e ENCONTRO NACIONAL DOS PESQUISADORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 9. Anais... UFSCAR/ABPEE, São Carlos, 2014.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; ZERBATO, Ana Paula. O que é ensino colaborativo? São Paulo: Edicon, 2019.

FERREIRA, Maria José Morais Abrantes. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121 páginas. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Universidade Estadual da Paraíba, 2014.

FRANCO, Ana Beatriz Momesso; VILARONGA, Carla Ariela Rios. O Contexto da inclusão escolar nos institutos federais e no ensino médio integrado. Revista Cocar, v.15, p.1 - 21, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4420. Acesso em: 01 jul. 2022.

GLAT, Rosana; BLANCO, Leila de Macedo Varela. Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva. In: GLAT, Rosana; (Org.). Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EduFSCar, 2014.

MENDES, Enicéia Gonçalves; TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MILANESI, Josiane Beltrame. Atendimento educacional especializado para estudante com deficiência intelectual: os diferentes discursos dos professores especializados sobre o que e como ensinar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 45-67, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016045. Acesso em: 08 set. 2022.

PLETSCH, Márcia Denise; GLAT, Rosana; Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise; (Orgs.). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro/RJ: EDUERJ, 2013, v. 1, p. 17-32.

RODRIGUES-SANTOS, Jéssica.; PICCOLO, Gustavo Martins; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Planejamento Educacional Individualizado I: elaboração e avaliação. São Carlos: EDESP-UFSCar, 2022. Disponível em: https://www.edesp.ufscar.br/arquivos/colecoes/segunda-licenciatura-em-educacao-especial/pei-i.pdf. Acesso em: 01 jul. 2022.

SANTOS, Jessica Rodrigues. Inclusão escolar e os modos de planejamento educacional individualizado nos Institutos Federais Brasileiros. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13112. Acesso em: 02 abr. 2022.

SONZA, Andréa Poletto; VILARONGA, Carla Ariela Rios; MENDES, Enicéia Gonçalves. Os NAPNEs e o Plano Educacional Individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial, v. 33, p.1-24, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984686X52842. Acesso em: 02 abr. 2022.

TANNÚS-VALADÃO, Gabriela. Planejamento educacional individualizado em Educação Especial: propostas oficiais da Itália, França, Estados Unidos e Espanha. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/3070?show=full. Acesso em: 02 abr. 2022.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. Libertad-1. 7. ed. São Paulo, 2000.

ZERBATO, Ana Paula; VILARONGA, Carla Ariela Rios; SANTOS, Jessica Rodrigues. Atendimento educacional especializado nos institutos federais: Reflexões sobre a atuação do professor de Educação Especial. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/nccRhD3yhzFM8HwjGjvYCdv/. Acesso em: 02 ago. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Koto, M. A. ., Vilaronga, C. A. R. ., & Santos, J. R. . (2022). PLANEJAMENTO DOCENTE : interfaces com o Planejamento Educacional Individualizado. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4367