ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA

um exercício ao pensamento crítico

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Análise de fontes, Pensamento crítico

Resumo

No cenário atual de ataques ao ensino público básico e superior, as humanidades parecem ter sido eleitas como alvo do descrédito, enquanto a desinformação alastra-se. Este trabalho entende que o desconhecimento de metodologias importantes ao fazer historiográfico pode levar a uma incompreensão do lugar da subjetividade e da política na construção do conhecimento histórico e na prática pedagógica. Partindo de experiências no âmbito do estágio docente desenvolvido na disciplina de Introdução à História para o Programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e do primeiro ano de atuação na rede pública de ensino básico, refletimos sobre a prática de análise de fontes históricas em sala de aula e sua importância para uma pedagogia que, para além das fronteiras da disciplina da História, vise à construção do pensamento crítico. Tecemos ainda considerações finais sobre as especificidades do exercício no ensino básico em relação ao mesmo praticado no ensino superior.

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Biografia do Autor

Bruna Perrotti , Universidade Estadual de Campinas

Historiadora e mestranda em História pela Unicamp. Professora de História na rede estadual.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Perrotti , B. (2022). ANÁLISE DE FONTES HISTÓRICAS NA SALA DE AULA: um exercício ao pensamento crítico. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4368