PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
desafios enfrentados por licenciandos em Pedagogia
Palavras-chave:
Ensino Superior, Desafios, Permanência, Adaptação PedagógicaResumo
A expansão do ensino superior no Brasil forneceu melhores condições para que estudantes de grupos historicamente subalternos conseguissem adentrar o espaço acadêmico. No entanto, ampliar não é o suficiente, pois é preciso garantir que os discentes possam permanecer e concluir o curso. Assim, este trabalho objetiva investigar as dificuldades enfrentadas por discentes do curso de pedagogia de uma universidade do Cariri cearense para a sua permanência no ensino superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que foi realizada a aplicação de um questionário on-line via Google Formulários com estudantes do referido curso. Os resultados evidenciaram que as dificuldades centram-se mais em aspectos relativos à adaptação ao ensino remoto, mas também constatou-se que questões financeiras e psicológicas também são um entrave. Desse modo, é importante que haja mecanismos da universidade e demais agentes públicos que possam dar suporte ao acadêmico.
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