UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS QUILOMBOS EM LIVROS DIDÁTICOS
Palavras-chave:
Livro Didático, Ensino de História, QuilombosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar, através de uma pesquisa documental, os livros didáticos de história de uma coleção do Programa Nacional do Livro Didático de 2020 destinados aos anos finais do ensino fundamental, percebendo como são abordados os temas relacionados às comunidades quilombolas. A coleção escolhida foi “História- Sociedade e Cidadania” da Editora FTD. Respaldado nos estudos de Tagliane (2011), Gomes (2018) e na Lei 10.639/2003, o trabalho discorrerá sobre a abordagem conceitual e a representatividade das comunidades quilombolas presentes nos livros didáticos analisados. As considerações levantadas sobre a coleção possibilitaram tecer reflexões a respeito dos programas de formulação dos livros didáticos e dos processos de escolha. É necessário, pois, aprender com a nossa raiz ancestral que o processo de aquilombamento tem a ver com os princípios da resistência, mas também com a solidariedade e com o acolhimento.
Downloads
Referências
ABUD, Katia. A história nossa de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In: MONTEIRO, Ana Maria. et al. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, p. 107-117, 2007.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. O que é racismo estrutural?. Belo Horizonte: Letramento. (Coleção Feminismos Plurais), 2018.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de Nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Ministério da Educação. Brasília – DF, 1996.
BRASIL. Orientação e Ações para Educação das Relações Étnicos–Raciais. SECAD- Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: DF. 2004.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. 2013.
CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de. FRANCA, Anna Laura Teixeira. Palmares, a cabanada, a gente da mata”. In GOMES, Flávio dos Santos (Org.). Mocambos de Palmares: histórias e fontes (séculos XVI-XIX), Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
CARNEIRO. Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONAE). Construindo o Sistema Nacional articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias; Documento Final. Brasília, DF: MEC, 2010.
CHIMENTÃO, Lilian Kemmer. O Significado da Formação Continuada Docente. Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. 2009.
GOMES, Flávio dos Santos. Quilombos/Remanescentes de Quilombos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, SP: Atlas, 2002.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
MACEDO, Aldenora. A gestão escolar democrática e a implementação da educação antirracista na escola. Revista Espaço Acadêmico - nº187 – ISSN 1519.6180 - dezembro de 2016.
PIANA, Maria Cristina. A construção do perfil do assistente social no cenário educacional [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Calacso, 2005.
RIBEIRO, Patrícia Batista. SANTOS, Roseli Albino dos. Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.3, p.985-1000, set./dez., 2017.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais Ano I - Número I - Julho de 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo, SP: Cortez, 2007.
SILVA, Wilker Solidade; MARQUES, Eugênia Portela Siqueira. Educação e relações étnico-raciais: a Lei 10.639/03. A formação docente e o espaço escolar. v. 33, n. 2, p. 47-56, jul./dez. 2015
SILVA, Givaneide Maria. Formação Inicial e Continuada de Professores (as) e a Educação no Quilombo de Conceição das Crioulas/PE. Comunicações. Piracicaba, ano 21, n. 1, p. 23-38, jan. /jun., 20
SILVA, Andressa Queiroz. COSTA, Rosilene Silva. Educação Antirracista é Educação Transformadora: uma Análise da Afetividade da Lei Nº 10.639/03. Revista Em favor da Igualdade Racial, v. 1, n.1, (fev – jul) 2018.
TAGLIANI, Dulce Cassol. O livro didático como instrumento mediador no processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa: a produção de textos. RBLA, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 135-148, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Enauanny Wênya Lira Santos, Maria Cintia Gomes (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.