UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS QUILOMBOS EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

Palavras-chave:

Livro Didático, Ensino de História, Quilombos

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar, através de uma pesquisa documental, os livros didáticos de história de uma coleção do Programa Nacional do Livro Didático de 2020 destinados aos anos finais do ensino fundamental, percebendo como são abordados os temas relacionados às comunidades quilombolas. A coleção escolhida foi “História- Sociedade e Cidadania” da Editora FTD. Respaldado nos estudos de Tagliane (2011), Gomes (2018) e na Lei 10.639/2003, o trabalho discorrerá sobre a abordagem conceitual e a representatividade das comunidades quilombolas presentes nos livros didáticos analisados. As considerações levantadas sobre a coleção possibilitaram tecer reflexões a respeito dos programas de formulação dos livros didáticos e dos processos de escolha. É necessário, pois, aprender com a nossa raiz ancestral que o processo de aquilombamento tem a ver com os princípios da resistência, mas também com a solidariedade e com o acolhimento.

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Biografia do Autor

Enauanny Wênya Lira Santos, Universidade de Pernambuco

Estudante do Programa de Mestrado Profissional em culturas africanas, da diáspora e dos povos indígenas pelo PROCADI. Especialista em Estudos de História pelo PROMINAS. Graduada em História pela FABEJA. Graduada em Pedagogia pela UPE.

Maria Cintia Gomes, Universidade de Pernambuco

Estudante do Programa de Mestrado Profissional em culturas africanas, da diáspora e dos povos indígenas pela PROCADI. Especialista em Educação Infantil pela URCA. Graduada em Pedagogia pela URCA.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Santos, E. W. L. ., & Gomes, M. C. . (2022). UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DOS QUILOMBOS EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4372