A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO

uma agenda do presente a ser pensada

Autores

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Educação, Autonomia, Empreendedorismo

Resumo

Qual a relação do neoliberalismo e a educação brasileira? Essa foi a questão norteadora do presente artigo e que desenhou o percurso aqui abordado. Tendo como ponto de partida histórico, a reforma do Ensino Médio e partir da obra de Dardot e Larval (2017), questões como empreendedorismo e autonomia foram discutidas dentro desta perspectiva analítica para compreender até que ponto a economia interfere/colabora no processo educacional brasileiro. Sendo assim, o objeto de estudo do presente artigo recorta-se na própria reforma do ensino médio correlacionado com o neoliberalismo a partir de uma pesquisa bibliográfica partindo dos autores citados. Após discussão, observou-se o quanto a educação brasileira atualmente possui características econômicas em seus desdobramentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Souza Oliveira, Universidade do Estado da Paraíba

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Coordenador e pesquisador da linha Educação e Relações Étnico-Raciais do Grupo de Estudo e Extensão sobre Relações Étnico-Raciais, Gênero e Educação. (GERE-UNILAB/UECE); pesquisador do Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (Neri-UFC-UNILAB) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sociologia e Relações Raciais (HUN-UFPB). Professor de Sociologia.

Referências

ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

ALVES, Ana Elizabeth Santos. Qualificação e Trabalho no Capitalismo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 15, n. 26, p. 45-56, jul./dez., 2006.

BIANCHETTI, Roberto Geraldo. Modelo Neoliberal e políticas educacionais. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

BRASIL. Lei n. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13415.htm. Acesso em: jul. 2022.

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Ensinar e aprender: rumo à sociedade cognitiva. Livro branco sobre a educação e formação. Bruxelas: CCE, 1995

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Comum: ensaio sobre a revolução no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2017.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. São Paulo: Edições 70, 2007.

FERREIRA, Wallace; SANTANA, Diego Cavalcanti de. A reforma do ensino médio e o ensino de sociologia. Revista Perspectiva Sociológica, n.º 21, 2018. Disponível em: https://cp2.g12.br/ojs/index.php/PS/article/view/1740. Acesso em: 20 de agosto de 2022

FRIGOTTO, Gaudêncio. Globalização e crise do emprego: mistificações e perspectivas da formação técnico-profissional. Boletim técnico do SENAC, v. 25, n. 2, p. 1999.

KANT, Emmanuel. Sobre a pedagogia. 2. ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.

GALVÃO, Antonio Mesquita. A crise da ética: o neoliberalismo como causa da exclusão social. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

TREVISOL, Márcio Gusti; ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto de. A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial. Revista Educação E Emancipação, 12(3), p.200–222. https://doi.org/10.18764/2358-4319.v12n3p200-222, 2019.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.

MARRACH, Sonia Alem. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, Paulo. (Org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1996.

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: o desaparecimento das virtudes com o novo capitalismo. 1. ed. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2012.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Oliveira, A. S. . (2022). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E O NEOLIBERALISMO: uma agenda do presente a ser pensada. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4374