O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA ESCOLA
análise da conjuntura geral desse profissional no ambiente escolar
Palavras-chave:
Coordenador pedagógico, Atribuições, Perfil, EscolaResumo
Discutimos neste trabalho todas as conjunturas que cercam o coordenador pedagógico. Esse profissional ainda está em busca de se encontrar e de entender suas reais incumbências. É exatamente discutindo tal problemática que esta revisão de literatura desenvolveu-se, tendo como metodologia a construção de um referencial pautado em artigos, livros, dissertações e teses que versam e discutem sobre a temática. Analisamos, neste trabalho, os seguintes tópicos: o perfil profissional exigido, as atribuições desse profissional, como ele é visto pelos demais atores da escola, suas relações com os professores, os documentos construídos por ele, finalizando com a necessidade de sua valorização. Assim, concluímos que ainda há muito o que avançar para que o coordenador pedagógico seja efetivamente valorizado e que tenha as suas funções delimitadas dentro da escola, podendo assim, contribuir ainda mais para a educação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A dimensão relacional no processo de formação docente. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. (Org.) O Coordenador pedagógico e a Formação Docente. 7 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho. de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011. p. 67-79.
ARAGÃO, Ana Maria Falcão de. A importância do coordenador pedagógico na escola. 1998. Disponível em: http://monografias.brasilescola.com/educaca o/aim portancia-coordenador-pedagogico-na-escola.htm. Acesso em: 5 ago. 2022.
BARTMAN, Thomas Snell. Administração: construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BRASIL. Constituição do Brasil 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 05 ago. 2022.
BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 01 ago. 2022.
FERREIRA, Gisleine Aparecida. O Papel do Coordenador Pedagógico Frente à Relação Professor-Aluno. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 9. Ano 02, Vol. 03. pp 13-23, Dezembro de 2017. ISSN:2448-0959
GIACAGLIA, Luciano Ricardo; Orientação educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas, instrumentos. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
LIMA, Paulo Gomes; SANTOS Sandra Mendes dos. O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas. Educar e et educare: Revista de Educação, v. 2, n. 4, p. 77-90, jul./dez.2007.
MASSUCATO, Jaqueline Cristina. Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação)– Pontifícia Universidade Católica de Campinas,Campinas, SP, 2012.
MEDINA, Antônia da Silva. Supervisor Escolar: parceiro político-pedagógico do professor. In: SILVA JUNIOR., Celestino Alves da; RANGEL, Mary. (Orgs). Nove olhares sobre a supervisão. 14. ed. Campinas: Papirus, 2008.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia de Projetos: etapas, papéis e atores. São Paulo: Erica, 2005.
ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs). O coordenador Pedagógico e o Espaço de Mudança. São Paulo: Loyola, 2003.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza.; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de.; SOUZA,
Vera Lucia Trevisan de. (CoordS.). O Coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. (Relatório de pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita). São Paulo: FVC, 2011.
PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011
PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico – limites e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.
RIBEIRO, Wagner Costa. Atuação do coordenador pedagógico nas escolas. 2012. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em gestão pedagógica) – Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2012.
RISCAL, Sandra Aparecida. Política e gestão da educação. Belo Horizonte, Cortez, 2002
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad, 2007.
VEIGA, Ilma Passos. Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Flávia Rodrigues de Almeida Sampaio, João Ananias de Sousa Marques, Maria Inês Mendes dos Santos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.