AGENDA GLOBAL 2030

estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Satisfação das necessidades básicas, Educação ao Longo da Vida, Paradigma Educacional

Resumo

As pesquisas nos últimos anos têm apontado que a educação adquiriu um novo paradigma depois da instalação da Agenda Global de Educação 2030 como guia das políticas educacionais mundiais. Assim, o objetivo deste trabalho é explorar a mudança de paradigma educacional proposto na Agenda Global de Educação 2030, no qual a centralidade sai da “educação” e foca na “aprendizagem”. De cunho bibliográfico e documental, neste estudo, examinamos os escritos de Leher (1998), Pereira e Pronko (2014, 2018), as Declarações de Jomtien e de Incheon. Em suma, a mudança de paradigma adotado pela Agenda Global de Educação 2030 para a educação é uma tática elaborada, visando a retirada do Estado de suas obrigações, além de pulverizar a ideia de que a escola é apenas um espaço onde aprendizagens úteis podem ocorrer, valorizando a educação informal e negando à classe trabalhadora o ensino acadêmico sólido, comprometido com a educação emancipatória.

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Biografia do Autor

Maria de Fatima Oliveira Santos, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Pós-graduanda em Educação Física Escolar pelo Instituto Facuminas. Graduada em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membra do Grupo de Pesquisa, Educação Física, Esporte e Laser (GPEEL/URCA/CNPq).

Jociene Araujo Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação e Ensino (MAIE/UECE). Especialista em Educação e contemporaneidade pelo IFRN. Pedagoga pela UERN. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).

Antônia Solange Pinheiro Xerez, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho. Professora adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Mestrado Acadêmico (MAIE/UECE).

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Santos, M. de F. O. ., Lima, J. A. ., & Xerez, A. S. P. . (2022). AGENDA GLOBAL 2030: estabelecimento de um paradigma educacional focado na aprendizagem. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4377