RELATO DE UMA FORMADORA
os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará
Palavras-chave:
Formação continuada, Alfabetização, Professores alfabetizadores, CearáResumo
O objetivo do estudo é compreender o cenário das políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no estado do Ceará, buscando analisar os desafios, contradições e rupturas que marcam seu percurso e direcionamentos atuais. Para realizá-la, tomamos como referência o relato de uma professora formadora que atuou na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no período de 1996 a 2018. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem o surgimento, o financiamento e os desafios das políticas de formação continuada. Dentre outros resultados, observamos que apesar da descontinuidade que caracterizam as políticas públicas brasileiras houve, com a implantação dos programas de formação continuada a partir do início deste século, um ganho qualitativo na formação dos docentes e nos índices de alfabetização, constatando-se uma ruptura nesse processo a partir de 2018.
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