RELATO DE UMA FORMADORA

os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará

Autores

Palavras-chave:

Formação continuada, Alfabetização, Professores alfabetizadores, Ceará

Resumo

O objetivo do estudo é compreender o cenário das políticas públicas de formação continuada para professores alfabetizadores no estado do Ceará, buscando analisar os desafios, contradições e rupturas que marcam seu percurso e direcionamentos atuais. Para realizá-la, tomamos como referência o relato de uma professora formadora que atuou na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no período de 1996 a 2018. A pesquisa fundamentou-se em autores que discutem o surgimento, o financiamento e os desafios das políticas de formação continuada. Dentre outros resultados, observamos que apesar da descontinuidade que caracterizam as políticas públicas brasileiras houve, com a implantação dos programas de formação continuada a partir do início deste século, um ganho qualitativo na formação dos docentes e nos índices de alfabetização, constatando-se uma ruptura nesse processo a partir de 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Farias Abu-El-Haj, Universidade Estadual do Ceará

Professora do curso de Pedagogia da UECE. Doutora em Educação pela UFC. Atua com pesquisas nas áreas de alfabetização infantil, letramento e formação docente. Coordena o projeto de extensão "Construindo práticas de alfabetização no ambiente da escola pública”.

Maria Maiara Sousa Patricio, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do programa de bolsas de extensão-BEXT/UECE, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão- PROEX.

Raquel Siqueira da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista do programa de bolsas de extensão-BEXT/UECE, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão- PROEX.

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

Abu-El-Haj, M. F. ., Patricio, M. M. S. ., & Silva, R. S. da. (2022). RELATO DE UMA FORMADORA: os bastidores da formação continuada de professores alfabetizadores no Ceará. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4378