REALIDADES E DEFASAGENS NO RETORNO PÓS-PANDEMIA DOS ESTUDANTES DO AEE

Autores

Palavras-chave:

Retorno das aulas presenciais, Atendimento Educacional Especializado, Leitura de contextos, Possibilidades de intervenção

Resumo

O trabalho ora apresentado é resultado de uma pesquisa realizada com os profissionais dos Centros Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) do município de São José dos Pinhais /PR após retorno das aulas presenciais. A pesquisa de abordagem qualitativa teve como objetivo identificar a realidade educacional dos estudantes desse segmento e refletir sobre os desafios da inclusão no período pós-pandêmico. A partir de um questionário respondido pelos profissionais do AEE percebemos que a dificuldade de acesso e acompanhamento, bem como a defasagem de conteúdo, reflexo da ausência de tempo e estruturação formal de aprendizagem são desafios a serem superados, no entanto, sem nos aproximarmos da realidade desses professores e estudantes toda e qualquer intervenção está fadada ao fracasso. A superação da realidade atual só será possível a partir de identificação, busca de  soluções e realização das intervenções necessárias.

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Biografia do Autor

Maria Eliana Lopes de Souza, Universidade Internacional Iberoamericana

Mestranda UNINI/MÉXICO. Graduada em Pedagogia (UFPR). especialista em Pedagogia na empresa e organizações, Educação Especial e Inclusiva, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia e Altas Habilidades/Superdotação.

Mathaus Natan Moura Duarte, Universidade Internacional Iberoamericana

Mestrando em Educação UNINI/MÉXICO. Especialista em Direito Público, Direito Constitucional e Administrativo, Docência do Ensino Superior. Bacharel em Direito.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

Souza, M. E. L. de, & Duarte, M. N. M. . (2022). REALIDADES E DEFASAGENS NO RETORNO PÓS-PANDEMIA DOS ESTUDANTES DO AEE. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 8(28). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4380