O CONSELHO DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

com a palavra, os estudantes

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Protagonismo Estudantil, Análise documental, Entrevista

Resumo

Na redemocratização do país, caracterizada pelo diálogo e pela reflexão coletiva, as escolas passaram a experimentar a permanência do estudante nesse espaço, pautada por princípios da autonomia, participação coletiva e gestão democrática. Nssa perspectiva, essa pesquisa busca analisar atas das reuniões de conselho de classe, e entrevistar estudantes visando discutir fatores que interferem/facilitam a participação estudantil na reunião, e como esse momento pode contribuir para a sua formação integral. Pode-se observar que apesar do muito que ainda se tem por avançar, é perceptível a conquista de avanços significativos para a abertura da participação, em especial nos momentos de tomada de decisão. Algumas vezes é visível que não só os estudantes, desconhecem o Regimento do Conselho de Classe, como boa parte dos seus membros, o que pode justificar em parte o não cumprimento do regulamento, necessitando todos de formação continuada. 

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Biografia do Autor

Meiriane Rebouças da Silva Rosário, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), especialista em Gestão Escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestra em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Grande do Norte (IFRN). Atualmente é pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Aracati.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Rosário, M. R. da S. ., & Moura Neto, L. G. (2023). O CONSELHO DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: com a palavra, os estudantes. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4388

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil