O CONSELHO DE CLASSE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
com a palavra, os estudantes
Palavras-chave:
Ensino Médio Integrado, Protagonismo Estudantil, Análise documental, EntrevistaResumo
Na redemocratização do país, caracterizada pelo diálogo e pela reflexão coletiva, as escolas passaram a experimentar a permanência do estudante nesse espaço, pautada por princípios da autonomia, participação coletiva e gestão democrática. Nssa perspectiva, essa pesquisa busca analisar atas das reuniões de conselho de classe, e entrevistar estudantes visando discutir fatores que interferem/facilitam a participação estudantil na reunião, e como esse momento pode contribuir para a sua formação integral. Pode-se observar que apesar do muito que ainda se tem por avançar, é perceptível a conquista de avanços significativos para a abertura da participação, em especial nos momentos de tomada de decisão. Algumas vezes é visível que não só os estudantes, desconhecem o Regimento do Conselho de Classe, como boa parte dos seus membros, o que pode justificar em parte o não cumprimento do regulamento, necessitando todos de formação continuada.
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