RAP DE IMPROVISO
rimas do conhecimento para o ensino de meio ambiente
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Rap de improviso, Batalhas de conhecimentoResumo
A legislação brasileira sobre a Educação Ambiental estabelece que a sua inserção no contexto escolar deve acontecer em todos os níveis e modalidades de ensino e de forma integrada e articulada. Considera-se que jovens se engajam em movimentos culturais diversos a exemplo do hip-hop. Neste artigo, descrevem-se técnicas de elaboração de rimas como recurso didático para o ensino de meio ambiente. A partir do relato das experiências de Mestres de Cerimônias (MCs) em batalhas de rimas, elaboram-se estratégias de ensino na forma de uma sequência didática. Os dados são analisados na perspectiva do método de análise de conteúdo e revelam que existe uma similaridade na aquisição de técnicas de construção e improviso de rimas e nas vivências escolares de jovens. Os resultados trazem contribuições para o âmbito educacional, uma vez que proporciona o enriquecimento de ferramentas pedagógicas e propostas interdisciplinares.
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