RAP DE IMPROVISO

rimas do conhecimento para o ensino de meio ambiente

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Rap de improviso, Batalhas de conhecimento

Resumo

A legislação brasileira sobre a Educação Ambiental estabelece que a sua inserção no contexto escolar deve acontecer em todos os níveis e modalidades de ensino e de forma integrada e articulada. Considera-se que jovens se engajam em movimentos culturais diversos a exemplo do hip-hop. Neste artigo, descrevem-se técnicas de elaboração de rimas como recurso didático para o ensino de meio ambiente. A partir do relato das experiências de Mestres de Cerimônias (MCs) em batalhas de rimas, elaboram-se estratégias de ensino na forma de uma sequência didática. Os dados são analisados na perspectiva do método de análise de conteúdo e revelam que existe uma similaridade na aquisição de técnicas de construção e improviso de rimas e nas vivências escolares de jovens. Os resultados trazem contribuições para o âmbito educacional, uma vez que proporciona o enriquecimento de ferramentas pedagógicas e propostas interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karoline dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB

Graduada em Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – Campus Planaltina.

Mayara Lustosa de Oliveira Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB

Doutora em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas. Mestra na mesma área e instituição (2013). Graduada em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal de Goiás. Professora EBTT no Instituto Federal de Brasília, e Professora do quadro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino para Educação Básica do Instituto Federal Goiano.

Agrinaldo Jacinto do Nascimento Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB

Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Maringá-UEM. Mestre  e Doutor (2013) em Química pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Coordena o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8378877543369161) e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB no Campus Planaltina.

Juliana Rocha de Faria Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB

Doutorado em Ciência da Informação pela UnB. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Lidera o Grupo de Pesquisa Transdisciplinar Josué de Castro e o Laboratório de Realidade Integrada (LARI) do IFB.

Referências

AGUIAR, G. C. A timidez no contexto escolar: um olhar sobre esta característica da personalidade humana na escola. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/142833. Acesso em: 07 jan. 2021.

ALHO, C. J. R. Importância da biodiversidade para a saúde humana: uma perspectiva ecológica. Estudos avançados, v. 26, n. 74, p. 151-166, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142012000100011&script=sci_arttext. Acesso em: 02 dez. 2019.

ALVES, A. T. J. et al. Reciclagem: educar para conscientizar. In: SEMINÁRIO INTERINSTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 17., 2012, Cruz Alta. Anais [...]. Cruz Alta: UNICRUZ, 2012. Disponível em: https://www.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/cchc/reciclagem%20educar%20para%20conscientizar.pdf. Acesso em: 04 dez. 2019.

ALVES, V. A. et al. De repente o rap na educação do negro: o rap do movimento Hip-hop nordestino como Prática Educativa da Juventude Negra. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/handle/tede/4870. Acesso em: 03 dez. 2019.

ARAÚJO, P.; MAMEDE, N. Classificador de poemas. In: CONFERÊNCIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM ENGENHARIA, Lisboa, 2002. Anais [...]. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2002. Disponível em: https://www.hlt.inesc-id.pt/documents/papers/2002Araujo.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

CAVALCANTI, J. N. A. Educação Ambiental: conceitos, legislação, decretos e Resoluções pertinentes e a formação continuada de professores em educação ambiental na Paraíba. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental, Porto Alegre, v. 30, n. 1, p. 71-82, jan./jun. 2013. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3718. Acesso em: 10 jan. 2021.

CAMPOS, R. R. de. O rap como uma possibilidade para o ensino de Geografia. Geografia, v. 33, n. 2, p. 235-252, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/3043. Acesso em: 04 jun. 2022.

BARDIN, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

DANTAS, F. C.; TORRES, R. M. A elaboração de projetos como metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de ecologia na educação profissional técnica. Revista brasileira de meio ambiente, v. 8, n. 4, p. 2-13, 2020. Disponível em: https://www.revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/484. Acesso em: 03 jun. 2022.

FERREIRA, Tânia Maria Ximenes. Hip Hop e educação: mesma linguagem, múltiplas falas. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/359077. Acesso em: 03 dez. 2019.

FOLADORI, Guillermo. O capitalismo e a crise ambiental. Raízes, ano XVIII, n. 19, p. 31-36, 1999. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/raizes/artigos/Artigo_42.pdf.

Acesso em: 29 ago. 2019.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y.; MASSI, L.; Uma análise das abordagens investigativas de trabalhos sobre sequências didáticas: tendências no ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., Campinas, 2011. Anais [...]. Campinas, UNICAMP, 2011.Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/ec/ecpdf/giordan_guimaraes_massi-enpec-2012.pdf Acesso em: 20 out. 2019.

HENRY-SILVA, Gustavo Gonzaga. A importância das unidades de conservação na preservação da diversidade biológica. Revista Logos, v. 12, p. 127-151, 2005. Disponível em: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/190/UC.pdf Acesso em: 01 dez. 2019.

LEAL, Z. Ensino de História entre rimas e ressignificações: História da República Brasileira através do RAP. 2022. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de História) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Garulhos, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/63824?show=full. Acesso em: 17 out. 2022.

LEITE, Eva Maia. A utilização do hip hop como mediação pedagógica na escola estadual de ensino fundamental e médio professor José Baptista de Mello: possibilidades de mudança na prática docente. 2016. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação) – Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10009. Acesso em: 03 dez. 2019.

LEMOS, Evelyse. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Revista Série-Estudos: Periódicos do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande, n. 21, p. 53-66, jan./jun., 2006. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/16653. Acesso em: 15 out. 2019.

MACIEL, E. A.; GÜLLICH, R. I. C.; LIMA, D. O. Ensino de ecologia: concepções e estratégias de ensino. VIDYA, v. 38, n. 2, p. 21-36, jul./dez., 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2396/2186>. Acesso em: 06 jun. 2022.

MACIEL, Adriana. As heterotopias sonoras do rap. Ipotesi, v. 20, n. 1, p. 144-152, 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/article/view/19371>. Acesso em: 03 dez. 2019.

MANZINI, Eduardo José. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso, Londrina, v. 4, n. 2, p. 149-171, 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/49548. Acesso em: 10 set. 2022.

MARCATTO, C. Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002. E-book. Disponível em: http://www.feam.br/images/stories/arquivos/Educacao_Ambiental_Conceitos_Principios.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

MENDONÇA, Silvia Regina Pereira. A matemática nas turmas de PROEJA: O lúdico como facilitador da aprendizagem. HOLOS, v. 3, p. 136-149, 2010. Disponível em:

<https://www.redalyc.org/pdf/4815/481549221013.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2019.

MESSIAS, Ivan dos Santos. Hip hop, educação e poder: o rap como instrumento de educação não-formal. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10832 Acesso em: 03 dez. 2019.

MONTEMEZZO, L. F. Um galho na árvore da música negra: movimento Hip Hop e Rap no ensino de história e nas relações étnico-raciais da educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/189298. Acesso em: 12 ago. 2022.

MUCELIN, C.; BELLINI, M. Lixo e impactos ambientais perceptíveis no ecossistema urbano. Sociedade & natureza, v. 20, n. 1, p. 111-124, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/sn/v20n1/a08v20n1. Acesso em: 19 out. 2019.

NOGUEIRA, Adriana S.; GALDINO, Anderson L. Games como agentes motivadores na educação. In: SEMINÁRIO DE JOGOS ELETRÔNICOS, EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 8., 2012, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2012. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/files/mod_seminary_submission/trabalho_12/trabalho.pdf. Acesso em: 04 dez. 2019.

PAULINO, Danilo Borges et al. WhatsApp® como recurso para a educação em saúde: contextualizando teoria e prática em um novo cenário de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 1, p. 171-180, 2018.

PEREIRA, S.; CURI, R. Meio ambiente, impacto ambiental e desenvolvimento sustentável: conceituações teóricas sobre o despertar da consciência ambiental. REUNIR, v. 2, n. 4, p. 35-57, 2012.

PINHEIRO, Raimundo Fonseca. Sustentabilidade, um fator de desenvolvimento do Homem. Revista Eletrônica Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, 2011. Disponível em: http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/38. Acesso em: 04 dez. 2019.

REPOLHO, S. M.; CAMPOS, D. N. S.; ASSIS, D. M. S. de; TAVARES-MARTINS, A. C. C.; PONTES, A. N. Percepções ambientais e trilhas ecológicas: concepções de meio ambiente em escolas do município de Soure, Ilha de Marajó (PA). Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 66–84, 2018. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/2541. Acesso em: 3 jun. 2022.

SALDANHA, Larissa de Souza et al. O ensino de ecologia na floresta amazônica por meio de atividades práticas. Educamazônia: Educação, Sociedade e Meio Ambiente. Manaus, v. 13, n. 2, p. 142-154, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/9096/6548. Acesso em: 3 jun. 2022.

SANTOS NARCIZO, Kaliane Roberta. Uma análise sobre a importância de trabalhar educação ambiental nas escolas. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental, Porto Alegre, v. 22, p. 86-94, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2807. Acesso em: 03 dez. 2019.

SILVA, Ângela. Um olhar sobre a Educação Ambiental no Ensino Médio: praticar a teoria, refletir a prática. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) –

Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/85470 Acesso em: 25 ago. 2019.

SILVA, M. P.; LEITE, V. D.; Estratégias para realização de educação ambiental em escolas do ensino fundamental. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental, Porto Alegre, v. 20, p. 372-392, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/download/3855/2299. Acesso em: 17 set. 2019.

SILVA, R. A. L.; SOUTO, B. F. RAPensando a formação docente: experiências e reflexões sobre o uso do RAP no ensino de história. Caderno Pesquisa do Cdhis, v.31, n.1, p.254-277, jan./jun. 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/cdhis/article/download/46272/24812. Acesso em: 04 jun. 2022.

SILVA, Tatiane Rezende. O lúdico no ensino de Ciências da Natureza: Gincana Água e Energia. Revista Fluminense de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 03-07, 2017. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RFEU/article/view/629 Acesso em: 04 dez. 2019.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Unidade 2–A pesquisa científica. Métodos de pesquisa, v. 1, 2009. Disponível em:

http://www.cesadufs.com.br/ORBI/public/uploadCatalago/09520520042012Pratica_de_Pesquisa_I_Aula_2.pdf Acesso em: 03 dez. 2019.

SOUZA, Jusamara; FIALHO, Vânia; ARALDI, Juciane. Hip hop: da rua para a escola. 3ª - Edição - Porto Alegre: Sulina, 2008.

SOUSA, Victor Pereira. Geografia e meio ambiente: reflexões acerca das práticas socioculturais na concepção de sustentabilidade. Disponível em: http://www.itr.ufrrj.br/diversidadeegestao/wp-content/uploads/2016/12/13.pdf Acesso em: 03 dez. 2019.

SPADOTTO, Claudio Aparecido. Classificação de impacto ambiental. Comitê de Meio Ambiente, Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas, 2002. Disponível em: http://www.academia.edu/download/37678838/BOLETIM_SBCPD_2002_online_Spadotto.pdf. Acesso em: 01 dez. 2019.

SOARES, Josias Góis; DA CONCEIÇÃO LETTNIN, Carla. Hip Hop como proposta de trabalho na Educação Física Escolar: uma experiência no ensino médio do Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, v. 23, n. 2. 2010. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/17192 Acesso em: 03 dez. 2019.

TEIXEIRA, A. N. O RAP na Geografia: possibilidades de mediação do conhecimento e ensino de Geografia a partir da periferia. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28844#:~:text=O%20presente%20trabalho%20tem%20como,sobre%20a%20periferia%20na%20Geografia. Acesso em: 25 out. 2022.

TEIXEIRA, Thatiana Stacanelli; MARQUES, Érica Alves; PEREIRA, José Roberto. Educação ambiental em escolas públicas: caminho para adultos mais conscientes. Revista Ciência em Extensão, v. 13, n. 1, p. 64-71, 2017. Disponível em:

http://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/1370 Acesso em: 04 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

dos Santos, A. K., Lustosa de Oliveira Barbosa, M., Jacinto do Nascimento Junior, A., & Rocha de Faria Silva, J. (2023). RAP DE IMPROVISO: rimas do conhecimento para o ensino de meio ambiente. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4469