CONTOS NARRATIVOS E DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO HISTÓRICO
relato de uma situação de aprendizagem
Palavras-chave:
Contos, Aprendizagem, Recursos pedagógicos, Ensino de históriaResumo
Este artigo relata uma situação de aprendizagem desenvolvida com alunos de 10 anos, numa escola portuguesa. A situação foi desenhada com vista a perceber como é que a aplicação de contos pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita e enriquecimento do conhecimento histórico em alunos do 1º Ciclo EB. Por forma a motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos históricos e desenvolver competências de leitura e de escrita, os alunos leram e realizaram atividades com a obra Contos arrepiantes da História de Portugal. Idade Média Medonha. A metodologia utilizada seguiu os princípios do Programa de Leitura fundamentado na Literatura, com os três momentos principais: actividades de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. A articulação entre a Língua Portuguesa e os conteúdos de História permitiu, aos alunos, realizarem aprendizagens significativas num contexto de elevada motivação.
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