CONTOS NARRATIVOS E DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO HISTÓRICO

relato de uma situação de aprendizagem

Autores

Palavras-chave:

Contos, Aprendizagem, Recursos pedagógicos, Ensino de história

Resumo

Este artigo relata uma situação de aprendizagem desenvolvida com alunos de 10 anos, numa escola portuguesa. A situação foi desenhada com vista a perceber como é que a aplicação de contos pode contribuir para o desenvolvimento da leitura e escrita e enriquecimento do conhecimento histórico em alunos do 1º Ciclo EB. Por forma a motivar os alunos para a aprendizagem de conteúdos históricos e desenvolver competências de leitura e de escrita, os alunos leram e realizaram atividades com a obra Contos arrepiantes da História de Portugal. Idade Média Medonha. A metodologia utilizada seguiu os princípios do Programa de Leitura fundamentado na Literatura, com os três momentos principais: actividades de pré-leitura, durante a leitura e pós-leitura. A articulação entre a Língua Portuguesa e os conteúdos de História permitiu, aos alunos, realizarem aprendizagens significativas num contexto de elevada motivação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Universidade do Minho

Professor da Universidade do Minho/ Portugal.

Virgílio Cruz, Universidade do Minho

Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Integra o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) como colaborador.

Referências

ALBUQUERQUE, Fátima. A Hora do Conto. Lisboa: Editorial Teorema, 2000.

AZEVEDO, Fernando. Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos nucleares para professores do ensino Básico. Lisboa: Lidel, 2006a.

AZEVEDO, Fernando. Literatura Infantil e Leitores. Da teoria às práticas. Braga: Instituto de Estudos da Criança / Universidade do Minho, 2006b.

BARCA, Isabel; GAGO, Marília. Usos da narrativa em História. In: MELO, Maria do Céu de; LOPES, José Manuel. (Org.) Actas do 1.º Encontro sobre Narrativas Históricas e Ficcionais Narrativas Históricas e Ficcionais Recepção e Produção para Professores e Alunos. Braga: Instituto de Estudo da Criança – Universidade do Minho, 2004, p. 29-39.

BOURKE, Ryan T. First Graders and Fairy Tales: One Teacher's Action Research of Critical Literacy. Reading Teacher, 62(4), 304-312, 2008. https://doi.org/10.1598/RT.62.4.3

COOPER, Hilary. Ensino de História na Educação Infantil e Anos Iniciais: Um Guia para Professores. Curitiba: Base Editorial, 2012.

CORREIA, Rui; NABAIS, António. Contos arrepiantes da História de Portugal. Idade Média Medonha. Lisboa: Nuvem de Tinta, 2020.

DONG, Shufang. Fairy Tales and Students’ Literacy Learning at Amaze Elementary School: A Case Study [ProQuest LLC]. In ProQuest LLC, 2018.

FILIPE, Ricardo André Teixeira. As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico. 2017. 192 f. (Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básico). Universidade do Minho, Braga. https://hdl.handle.net/1822/57246

FOSTER, Karen K.; THEISS, Deb.; BUCHANAN-BUTTERFIELD, Dawna Lisa. Pourquoi Tales on the Literacy Stage. Reading Teacher, 61(8), 663-667, 2008. https://doi.org/10.1598/RT.61.8.9

FREEMAN, Evelyn B.; LEVSTIK, Linda. Recreating the Past: Historical Fiction in the Social Studies. The Elementary Journal, 88(4), 329-337, 1998.

FREITAS, Maria Luísa Amaral Varela de; SOLÉ, Glória. Desenvolvimento integrado de competências linguísticas e de compreensão histórica através do uso da narrativa: da teoria à prática. In: AZEVEDO, Fernando (Ed.), A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas. Actas do I Encontro Internacional [CD-ROM]. Braga: Universidade do Minho, 2003a, p. 43-70.

FREITAS, Maria Luísa Amaral Varela de; SOLÉ, Glória. O uso da narrativa nos Estudos Sociais. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 8(10), 216-230, 2003b. https://hdl.handle.net/1822/4239

KELLY, Laura Beth; MOSES, Lindsey. Children's Literature That Sparks Inferential Discussions. Reading Teacher, 72(1), 21-29, 2018. https://doi.org/10.1002/trtr.1675

MACHADO, Andreia Filipa Fernandes. O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento histórico e da compreensão histórica nos alunos do 1º e do 2º Ciclo. 2014. 130 f. (Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico). Universidade do Minho, Braga.

MOLINO, Jean; LAFHAIL-MOLINO, Rafael. Fabulator : théorie et analyse du récit. Arles : Lemeac, 2003

MUTH, K. Denise. El Texto Narrativo. Estrategias para su comprensión. Méndez de Andés: Aique, 1991.

PÉREZ-RODRÍGUEZ, M. Amor. Homo sapiens, homo videns, homo fabulators. La competencia mediática en los relatos del universo transmedia, Icono 14, 18 (2), 16-34, 2020.

REIS, Diana Catarina Couto. A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico. 2013. 145 f. (Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico). Universidade do Minho, Braga. https://hdl.handle.net/1822/28997

SCOLARI, Carlos. Narrativas Transmedia. Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.

SOLÉ, Maria Glória Parra Santos; REIS, Diana Catarina Couto; MACHADO, Andreia Filipa Fernandes. The potentialities of using historical fiction and legends in History teaching: a study with primary Portuguese students. International Journal of Historical Learning Teaching and Research, 14(1), 137-154, 2016.

SOLÉ, Maria Glória Parra Santos. A História no 1.º Ciclo do Ensino Básico: a Concepção do Tempo e a Compreensão Histórica das crianças e os Contextos para o seu Desenvolvimento. 2009. 876 f. (Tese de Doutoramento, Ramo de Estudos da Criança, Área de Estudos do Meio Social). Universidade do Minho, Instituto de Estudos da Criança, Braga.

SOLÉ, Maria Glória Parra Santos. Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Diálogos, 22(2), 184-201, 2018.

STAKIĆ, Mirjana M. Fairy tale as a language model for teaching grammar in lower elementary school. Zbornik Radova, 21, 143-156, 2019.

STOCKER, Claudia Terezinha. O Incentivo à Leitura por Meio da Arte de Contar Histórias. Curitiba: Editora Appris, 2022.

YOPP, Hallie Kay; YOPP, Ruth Helen. Literature-Based Reading Activities. Plymouth: Allyn and Bacon, 2006.

Downloads

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Azevedo, F., & Cruz, V. . (2023). CONTOS NARRATIVOS E DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO HISTÓRICO: relato de uma situação de aprendizagem . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4472

Edição

Seção

Educação tecnológica no Brasil