O PROJETO DORINHA: a arte e educação na mediação entre o objeto e o ensino de história no museu do Ceará.
Palavras-chave:
Museu, Teatro, Educação, História.Resumo
O teatro é uma das artes mais antigas no mundo onde RABELO (2008) diz que o ato de dramatizar está potencialmente contido em cada um, como uma necessidade de compreender e representar uma realidade quando utilizado como um recurso para arte e educação consegue dialogar com os educados como um veículo de comunicação e expressão.Para o dialogo do publico infantil com as salas de exposições o Museu do Ceará criou uma ação educativa que utiliza o teatro como recurso metodológico, o Projeto Dorinha. O Projeto tem como uma marionete uma personagem chamada Dorinha que através do teatro como arte e educação auxilia a criança a aprender não somente o ensino de história refletido através dos objetos expostos nas salas de exposição, mas também como o contato das crianças com o objeto refletido de forma lúdica favorece a uma consciência histórica, sociocultural e identitária. Este presente artigo compreende-se em pesquisar e estudar o Projeto Dorinha do Museu do Ceará, em sua trajetória histórica, buscando analisar a importância das artes, especificamente o teatro como recurso pedagógico. Para a realização deste trabalho foi utilizada bibliografia nas áreas da museologia, educação e ludicidade, teatro e história. Também foram realizadas entrevistas, acompanhamento com uma turma na visitação ao museu e análises de cartas de crianças em relação ao projeto e ao museu. Após o término deste trabalho verificou-se que o Projeto Dorinha tem sido uma ação artística e educativa de grande relevância para que a criança aprenda de maneira lúdica e dinâmica, descobrindo o passado de sua cidade e expandindo seus conhecimentos sobre sua identidade local, se reconhecendo enquanto indivíduo fazedor de cultura, isto é, de caráter imprescindível para sua formação em dimensões emocionais, sociais e cognitivas.