(Artigo despublicado) HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO DE ESTUDANTE DE DIREITO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual de Alagoas

Palavras-chave:

Cursos de Direito. Aprendizagem. Atividade extensionista. Ensino com pesquisa. Pesquisa-ação.

Resumo

O artigo problematiza o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes de Direito do Brasil. O modelo de ensino jurídico centrado na apresentação teórica do professor em sala de aula cedeu lugar às formas de construção do conhecimento que reservem ao discente um lugar ativo e participativo no processo de ensino e aprendizagem. O estudo de leis, doutrina e jurisprudência continua essencial para a formação técnica do bacharel em Direito, desde que realizados com o fim de formar um espírito crítico e reflexivo. Nesse processo participativo de aprendizagem, a extensão universitária possui um papel decisivo, já que favorece o desenvolvimento de uma consciência cidadã e postura mais ativa e transformadora, incluindo atividades de “ensino com pesquisa” e “pesquisa-ação”. A experiência docente concreta se refere a um projeto de extensão que visa contribuir a efetivar o direito de acesso à justiça das pessoas que vivem no entorno da universidade pública.

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Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Bolsista do Programa de Desenvolvimento Científico e Regional (PDCR) do CNPq/FAPEAL. Docente Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura (ProDIC) da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Docente Permanente (Voluntário) no Programa de Pós – Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Antônio da Silva, R. (2023). (Artigo despublicado) HABILIDADES, COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO DE ESTUDANTE DE DIREITO NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4689