EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA AFRO-INDIGENA

o lugar de educar no mestrado profissional

Autores

  • Patrícia da Silva Souza Souza Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Ewerton Rafael Raimundo Gomes Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Patrícia Cristina de Aragão Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Palavras-chave:

Mestrado Profissional; Formação Docente; Culturas afro-brasileiras e Indígenas

Resumo

As temáticas afro-indígenas necessitam ser melhor problematizadas na educação escolar, mesmo diante da Lei 11.645/2008. As abordagens sobre povos indígenas e afro-brasileiro precisam fazer parte das experiências de ensino e aprendizagem, inclusive com propostas metodológicas para inclusão destas temáticas. Partindo desta assertiva, os mestrados profissionais têm contribuído no desenvolvimento de estudos, pesquisas e propostas metodológicas, através dos produtos educacionais, na inclusão educativa das questões afro-indígenas nas escolas públicas. Este artigo discute a importância da abordagem afro-indígena no programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. A proposta teve base nos estudos de HOOKS (2013), MOTA (2021), HALL (2006), SILVA (2021), entre outros. Pensar a formação docente a partir da temática afro-indígena no mestrado profissional é fundamental para discutir propostas pedagógicas e metodologias de ensino que visem contribuir com o espaço e o cotidiano escolar.

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Biografia do Autor

Patrícia da Silva Souza Souza, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestranda em Pós-Graduação em Formação de Professores; Graduada em Pedagogia-UEPB; Especialista em Coordenação e Supervisão Educacional- Faculdade Integrada de Patos; Professora Efetiva nos Municípios de Queimadas e Pocinhos-PB. 

Ewerton Rafael Raimundo Gomes, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba, Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba

Patrícia Cristina de Aragão, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutora em Educação. Professora do Departamento em História da universidade Estadual da Paraíba. Professora do Programa de Pós -Graduação em Formação de Professores e do Programa de Pós -Graduação em Serviço Social.

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Souza, P. da S. S., Gomes, E. R. R., & Aragão, P. C. de. (2023). EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA AFRO-INDIGENA: o lugar de educar no mestrado profissional. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4865