EXPERIÊNCIAS COM A TEMÁTICA AFRO-INDIGENA
o lugar de educar no mestrado profissional
Palavras-chave:
Mestrado Profissional; Formação Docente; Culturas afro-brasileiras e IndígenasResumo
As temáticas afro-indígenas necessitam ser melhor problematizadas na educação escolar, mesmo diante da Lei 11.645/2008. As abordagens sobre povos indígenas e afro-brasileiro precisam fazer parte das experiências de ensino e aprendizagem, inclusive com propostas metodológicas para inclusão destas temáticas. Partindo desta assertiva, os mestrados profissionais têm contribuído no desenvolvimento de estudos, pesquisas e propostas metodológicas, através dos produtos educacionais, na inclusão educativa das questões afro-indígenas nas escolas públicas. Este artigo discute a importância da abordagem afro-indígena no programa de Formação de Professores da Universidade Estadual da Paraíba. A proposta teve base nos estudos de HOOKS (2013), MOTA (2021), HALL (2006), SILVA (2021), entre outros. Pensar a formação docente a partir da temática afro-indígena no mestrado profissional é fundamental para discutir propostas pedagógicas e metodologias de ensino que visem contribuir com o espaço e o cotidiano escolar.
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