FORMAÇÃO DO DOCENTE A PARTIR DA PRÁXIS DO TRIPÉ ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA

Autores

  • Tatiana Losano de Abreu Instituto Federal da Paraíba - IFPB
  • José Mateus do Nascimento Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Palavras-chave:

Formação Docente, tripé ensino-extensão-pesquisa, Institutos Federais, Práxis, teoria/prática

Resumo

A educação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs insere-se em um projeto de educação emancipatória, com um olhar sobre os problemas comunitários (FRIGOTTO, 2009; MOURA, 2008; RAMOS, 2016). A concepção de formação emancipatória deve se dar em consonância com o tripé ensino, extensão e pesquisa (RAYS, 2003; KUENZER, 2011) e o docente é um elemento substancial para a efetiva prática deste tripé, sendo indispensável o diálogo sobre a formação docente da Educação Profissional Tecnológica - EPT. Propõe-se pensar a formação docente através de um estudo reflexivo, bibliográfico e qualitativo, sobre a contribuição da práxis do referido tripé para a formação significativa dos docentes dos Ifs. Eles se deparam com cenários de intervenção únicos, específicos para cada situação, que pode possibilitar construção de saberes, fomentados a partir da relação dialética entre teoria e prática, permeada pela reflexão crítica da realidade.

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Biografia do Autor

Tatiana Losano de Abreu, Instituto Federal da Paraíba - IFPB

Doutoranda em Educação Profissional (PPGEP-IFRN). Mestra em Ciências Econômicas (UFPB) e em Educação Profissional (IFPB). Graduada em Ciências Econômicas (UFPB). Docente do IFPB/Campus Guarabira.

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduação em Pedagogia (UFRN), Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação (PPGE – UFRN). Professor no PPGEP – IFRN pela linha de pesquisa ‘Formação docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional’. 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Losano de Abreu, T., & Mateus do Nascimento, J. (2023). FORMAÇÃO DO DOCENTE A PARTIR DA PRÁXIS DO TRIPÉ ENSINO-EXTENSÃO-PESQUISA . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4877