UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO USO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Palavras-chave:
Metodologias ativas, Peer Instruction, Educação profissional, científica e tecnológica, Ensino médio integradoResumo
Um dos maiores desafios da educação profissional, científica e tecnológica integrada ao ensino médio é proporcionar aprendizagem aos estudantes que, além de possuírem uma extensa carga horária na instituição de ensino, permanecem 3 horas ou mais em transportes públicos diariamente e, no pouco tempo que lhes sobram, precisam trabalhar. Diante dessa realidade, aulas com metodologias ativas podem ser um caminho para engajar esses estudantes que já chegam à sala exauridos, possibilitando promover aprendizagem cognitiva, pensamento crítico, capacidade de comunicação e argumentação, colaboração e criatividade. Nesse sentido, este trabalho traz um relato de experiência do uso da metodologia Peer Instruction em três turmas de 3º ano de ensino médio integrado durante todo o primeiro trimestre de 2022, em um colégio público federal no Rio de Janeiro. Espera-se que este trabalho auxilie os professores inseridos nesse contexto educacional.
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