UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO USO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Ricardo Fagundes Freitas da Cunha Colégio Pedro II
  • Daniel Guilherme Gomes Sasaki CEFET/RJ

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Peer Instruction, Educação profissional, científica e tecnológica, Ensino médio integrado

Resumo

Um dos maiores desafios da educação profissional, científica e tecnológica integrada ao ensino médio é proporcionar aprendizagem aos estudantes que, além de possuírem uma extensa carga horária na instituição de ensino, permanecem 3 horas ou mais em transportes públicos diariamente e, no pouco tempo que lhes sobram, precisam trabalhar. Diante dessa realidade, aulas com metodologias ativas podem ser um caminho para engajar esses estudantes que já chegam à sala exauridos, possibilitando promover aprendizagem cognitiva, pensamento crítico, capacidade de comunicação e argumentação, colaboração e criatividade. Nesse sentido, este trabalho traz um relato de experiência do uso da metodologia Peer Instruction em três turmas de 3º ano de ensino médio integrado durante todo o primeiro trimestre de 2022, em um colégio público federal no Rio de Janeiro. Espera-se que este trabalho auxilie os professores inseridos nesse contexto educacional.

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Biografia do Autor

Ricardo Fagundes Freitas da Cunha, Colégio Pedro II

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação e Professor do Colégio Pedro II, onde atua como docente de cursos de ensino médio integrado e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (profEPT). 

Daniel Guilherme Gomes Sasaki, CEFET/RJ

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado e Doutorado em Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) na área de Teoria Quântica de Campos. Professor do quadro permanente do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ). Também é professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciência,Tecnologia e Educação (PPCTE) do CEFET-RJ. 

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Cunha, R. F. F. da, & Sasaki, D. G. G. (2023). UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO USO DA METODOLOGIA PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/4883