A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Fernanda de Moura Ferreira
  • Maria da Penha Casado Alves

Palavras-chave:

Ensino de Lí­ngua Materna, Charge, Gênero Discursivo

Resumo

O ensino de Lí­ngua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramento
das quatro competências necessárias para um bom desempenho linguí­stico: falar,
ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da lí­ngua deve convergir suas atividades para o
refinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas de
leitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultados
positivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literatura
que visa explicitar seus benefí­cios. Assim, este artigo intenciona apresentar uma
proposta de leitura e produção do texto chargí­stico na trilha do gênero discursivo para
uma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados ao
momento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes e
arquitetônica do gênero a ser trabalhado.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Fernanda de Moura Ferreira, & Maria da Penha Casado Alves. (2020). A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(2). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/490