A CHARGE ENQUANTO GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Ensino de Língua Materna, Charge, Gênero DiscursivoResumo
O ensino de Língua Portuguesa tem por base o desenvolvimento e aprimoramento
das quatro competências necessárias para um bom desempenho linguístico: falar,
ouvir, escrever e ler. Assim, o ensino da língua deve convergir suas atividades para o
refinamento/ampliação desses saberes. Sendo assim, orienta-se que as práticas de
leitura e escrita devam acontecer via o estudo do gênero, tendo em vista os resultados
positivos de diversas investigações em campo sobre o tema e de uma vasta literatura
que visa explicitar seus benefícios. Assim, este artigo intenciona apresentar uma
proposta de leitura e produção do texto chargístico na trilha do gênero discursivo para
uma turma de primeiro ano do ensino médio, explorando aspectos ligados ao
momento imediato de produção do enunciado, intencionalidade, vozes e
arquitetônica do gênero a ser trabalhado.