A DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFLETRAS: reflexões sobre o conceito de letramento
Palavras-chave:
PROFLETRAS, Alfabetização e letrameto, ConceitosResumo
O Mestrado Profissional em Letras, o PROFLETRAS, é resultado de ações das
políticas voltadas para professores do ensino básico. Na estrutura curricular do
PROFLETRAS, a disciplina Alfabetização e Letramento é considerada como de
nivelamento e se propõe a discutir a relação entre Alfabetização e Letramento, como
processo contínuo, e seus desdobramentos no Ensino Fundamental, dentre outras
reflexões. Este artigo adota as concepções de letramento que dialogam em torno do
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Os dados construídos e
analisados, utilizando as categorias de análise conceitual Ferreiriana (2007),
demonstram que, no início da disciplina, nenhum dos dez mestrandos formularam
conceitos científicos de letramento. Seus conceitos prévios estão na categoria da
descrição (2) ou da caracterização (8). É relevante destacar que a maioria dos
mestrandos investigados afirmaram não saber como alfabetizar letrando.