A DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFLETRAS: reflexões sobre o conceito de letramento

Autores

  • Marlucia Barros Lopes Cabral

Palavras-chave:

PROFLETRAS, Alfabetização e letrameto, Conceitos

Resumo

O Mestrado Profissional em Letras, o PROFLETRAS, é resultado de ações das
polí­ticas voltadas para professores do ensino básico. Na estrutura curricular do
PROFLETRAS, a disciplina Alfabetização e Letramento é considerada como de
nivelamento e se propõe a discutir a relação entre Alfabetização e Letramento, como
processo contí­nuo, e seus desdobramentos no Ensino Fundamental, dentre outras
reflexões. Este artigo adota as concepções de letramento que dialogam em torno do
Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Os dados construí­dos e
analisados, utilizando as categorias de análise conceitual Ferreiriana (2007),
demonstram que, no iní­cio da disciplina, nenhum dos dez mestrandos formularam
conceitos cientí­ficos de letramento. Seus conceitos prévios estão na categoria da
descrição (2) ou da caracterização (8). É relevante destacar que a maioria dos
mestrandos investigados afirmaram não saber como alfabetizar letrando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Como Citar

Marlucia Barros Lopes Cabral. (2020). A DISCIPLINA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROFLETRAS: reflexões sobre o conceito de letramento. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 1(2). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/492