POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO

uma análise dos marcos legais das últimas décadas

Autores

Palavras-chave:

Ensino Médio, Políticas educacionais, Ciclo de Políticas

Resumo

Diante de um cenário nacional em que o ensino médio vem sendo palco de diversas políticas públicas, o presente estudo objetiva apresentar e refletir sobre tais políticas nos últimos trinta anos. Para isso, é realizada uma pesquisa documental das principais políticas desde a Constituição Federal de 1988 até as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio de 2018, percebendo o perfil do estudante apresentado por cada uma. O trabalho dialoga com autores como Ball, Maguire e Braun (2016) e Mainardes (2006), que norteiam acerca do conceito de política, da teoria da atuação das políticas e da abordagem do ciclo de políticas. Considerando as políticas apresentadas, percebeu-se uma acentuação de demandas voltadas ao mundo do trabalho. 

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Biografia do Autor

Heryson Raisthen Viana Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Mestrando em Educação pelo POSEDUC/UERN. Graduado em Pedagogia pela UERN

Fernanda Sheila Medeiros da Silva, POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN

Mestranda em Ensino pelo POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN. Graduada em Pedagogia pela UERN. 

Referências

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Publicado

2023-05-05

Como Citar

Viana Alves, H. R., & Medeiros da Silva, F. S. . (2023). POLÍTICAS DE ENSINO MÉDIO: uma análise dos marcos legais das últimas décadas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(29). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5011