O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

um olhar aos conteúdos de 'biologia evolutiva'

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931714731

Palavras-chave:

Teorias Curriculares; Ensino de Ciências; Biologia Evolutiva; Currículo Prescrito.

Resumo

O presente texto trata-se de um estudo de caráter documental, sobre as diferenças percebidas no currículo da Educação Brasileira no decorrer das décadas. Nos detivemos sobre o conteúdo de Evolução. A partir das teorias curriculares, compreendemos as distinções entre perspectivas teóricas no decorrer da história da educação brasileira, as disputas de poder e os condicionantes sócio históricos nos processos de determinação do que deveria ou não constar nos currículos. Constatamos que o ensino de ciências no Brasil é negligenciado nos primeiros séculos na Colônia, passa a ser supervalorizado a partir do ideário positivista e volta a ser sucateado no contexto atual através da BNCC. Em se tratando das teorias evolucionistas, os documentos oficiais da educação nacional só fazem menção a tais discussões, a partir dos Parâmetros Curriculares de 1997, mais de um século após a publicação da obra de Darwin.

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Biografia do Autor

Pyerre Ramos Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - UESB

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. 

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorado em Educação. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB) e em Educação (PPGED/UESB).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Ramos Fernandes, P., & Farias Freire Raic, D. (2023). O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: um olhar aos conteúdos de ’biologia evolutiva’. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931714731

Edição

Seção

Artigos