O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS DOCUMENTOS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
um olhar aos conteúdos de 'biologia evolutiva'
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931714731Palavras-chave:
Teorias Curriculares; Ensino de Ciências; Biologia Evolutiva; Currículo Prescrito.Resumo
O presente texto trata-se de um estudo de caráter documental, sobre as diferenças percebidas no currículo da Educação Brasileira no decorrer das décadas. Nos detivemos sobre o conteúdo de Evolução. A partir das teorias curriculares, compreendemos as distinções entre perspectivas teóricas no decorrer da história da educação brasileira, as disputas de poder e os condicionantes sócio históricos nos processos de determinação do que deveria ou não constar nos currículos. Constatamos que o ensino de ciências no Brasil é negligenciado nos primeiros séculos na Colônia, passa a ser supervalorizado a partir do ideário positivista e volta a ser sucateado no contexto atual através da BNCC. Em se tratando das teorias evolucionistas, os documentos oficiais da educação nacional só fazem menção a tais discussões, a partir dos Parâmetros Curriculares de 1997, mais de um século após a publicação da obra de Darwin.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição Politica do Imperio do Brazil (de 25 de março de 1824). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm>. Acesso em: Junho de 2022.
_______. Decreto nº 981, de 08 de novembro de 1890. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890-515376-norma-pe.html>. Acesso em: Junho de 2022.
_______. Decreto nº 19.890, de 18 de Abril de 1931. Dispõe sobre a organização do ensino secundário. Rio de Janeiro: 1931. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html>. Acesso em: Junho de 2022.
_______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1961. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: Junho de 2022.
_______. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: 1971. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: Junho de 2022.
_______. BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos: Ciências Naturais. Brasília: 1997a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro04.pdf>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos: Ciências Naturais. Brasília: 1997b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: 2000. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: 2013. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 2014. Disponível em: < https://pne.mec.gov.br/>. Acesso em: Julho de 2022.
_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: Julho de 2022
DARWIN, Charles. A Origem das Espécies. São Paulo: Martin Claret, 2014.
FERREIRA JUNIOR, Amarilio. História da educação brasileira da colônia ao século XX. São Carlos: Eduscar, 2010.
KRASILCHIK, Miriam. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo: Perspectiva, São Paulo, v. 14, p. 85-93, Mar. 2000.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortêz Editora. 2011.
LOPES, Alice Casimiro. Teorias pós-críticas, política e currículo. Educação, Sociedade & Culturas, n. 39, 2013, p. 7-23. Disponível em: <https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/02.AliceLopes.pdf>. Acesso em: Junho de 2022.
MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel Niño. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: Editora Unesp, 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. X ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pyerre Ramos Fernandes, Daniele (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.