MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931834848

Palavras-chave:

Autorregulação da Aprendizagem, Matemática, Pesquisas Nacionais, Alfabetização Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas sobre a Autorregulação da Aprendizagem Matemática no contexto nacional. A base de dados da pesquisa foi o Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando os estudos no período de 2007 a 2023. Foram selecionados 15 estudos, de 2007 a 2019. Não foram encontrados estudos após essa data. Os conteúdos e as habilidades matemáticas abordadas nas pesquisas englobam  resolução de problemas, cálculo, estatística, interpretação e matemática financeira. Identificaram-se poucas pesquisas sobre AA no contexto específico da Matemática e não se percebeu um crescimento significativo na área. Ainda há muito a ser explorado, sobretudo se o desejo é de que a educação no Brasil seja um caminho para possibilitar a formação de estudantes autônomos, criativos e proativos.

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Biografia do Autor

Ediane Pereira de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Mestre em Educação Matemática pela UFOP.

Edmilson Minoru Torisu, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutor em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFOP.

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Pereira de Lima, E. ., & Torisu, E. M. . (2024). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931834848

Edição

Seção

Artigos