MAPEAMENTO DAS PESQUISAS NACIONAIS SOBRE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931834848Palavras-chave:
Autorregulação da Aprendizagem, Matemática, Pesquisas Nacionais, Alfabetização MatemáticaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar pesquisas sobre a Autorregulação da Aprendizagem Matemática no contexto nacional. A base de dados da pesquisa foi o Banco de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), considerando os estudos no período de 2007 a 2023. Foram selecionados 15 estudos, de 2007 a 2019. Não foram encontrados estudos após essa data. Os conteúdos e as habilidades matemáticas abordadas nas pesquisas englobam resolução de problemas, cálculo, estatística, interpretação e matemática financeira. Identificaram-se poucas pesquisas sobre AA no contexto específico da Matemática e não se percebeu um crescimento significativo na área. Ainda há muito a ser explorado, sobretudo se o desejo é de que a educação no Brasil seja um caminho para possibilitar a formação de estudantes autônomos, criativos e proativos.
Downloads
Referências
AGUIAR, E. V. B. Aprimoramento das habilidades cognitivas de resolução de problemas com o apoio de um agente conversacional. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
ALVES, A. J. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de pesquisa, São Paulo , n. 81, p. 53-60, 1992.
BANDURA, A.; JOURDEN, F. J. Self-Regulatory mechanisms governing the impact of social comparison on complex decision making. Journal of Personality and Social Psychology, Washington, v. 60, n. 6, p. 941-951, 1991.
BARIZON, E. Validação de uma escala de autorregulação de aprendizagem estatística de estudantes da terceira série do ensino fundamental de São Paulo. 2011. 169 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante, São Paulo, 2011.
BECKER, M. H. O. Autorregulação da aprendizagem em matemática: uma experiência com alunos de ensino médio. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) ‒ Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
BORUCHOVITCH, E. Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, p. 401-409, 2014.
BRASIL. Presidência da República. Lei n.o 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CONTINI NETO, F. Estratégias de memória na autorregulação da aprendizagem de estatística de alunos do Ensino Médio. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2012.
DINIZ, M. E. B. M. Nossa turma tem um problema: o processo de construção de uma história-ferramenta sobre resolução de problemas fundamentada na teoria da autorregulação. 2019. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) ‒ Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2019.
FANTINEL, P. da C. A autorregulação da aprendizagem na formação de um educador matemático na modalidade a distância: uma proposta de articulação curricular. 2015. 233 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) ‒ Programa de Pós-Graduação Informática em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
FARIA, A. L. S. Ler para aprender... matemática: uma investigação sobre o ensino-aprendizagem de estratégias de compreensão autorregulada da leitura nas aulas de Matemática de um 6º ano do Ensino Fundamental. 2019. 271 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019.
FIORENTINI, Dario et al. O professor que ensina matemática como campo de estudo: concepção do projeto de pesquisa. In: FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. de (org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001-2012. Campinas: ABEU, 2016. p. 17-42.
GANDA, D. R. A autorregulação da aprendizagem de alunos em curso de formação de professores: um programa de intervenção. 2016. 143 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.
GANDA, D. R; BORUCHOVITCH, E. A Autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Universidade Estadual de Campinas. Psic. da Ed., São Paulo, ano 2018, p. 71-80, 1.º semestre 2018.
JESUS, R. V. de; TORISU, E. M. Um estudo dimensional das representações sociais sobre a Matemática de um grupo de estudantes do Ensino Médio. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 15, n. 37, p. 1-15, 2022.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. dos. Integralidade na formação do Ensino Superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 3, p. 611-627, 2018.
MENDONÇA, W. de. Autorregulação da aprendizagem de estatística e sua relação com o nível de letramento estatístico de estudantes universitários de Guarulhos. 2012. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo, São Paulo, 2012.
MORAN, J. M. Como transformar nossas escolas: novas formas de ensinar a alunos sempre conectados. In: CARVALHO, M. T. de (org.). Educação 3.0: novas perspectivas para o ensino. Porto Alegre: Sinepe-RS/Unisinos, 2017. p. 63-87.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. São Paulo: Papirus, 2013.
OLIVEIRA, M. C. de. Uma prática de avaliação formativa em ambientes virtuais: processos de regulação e autorregulação da aprendizagem em um curso de matemática a distância. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.
PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3.º ano do Ensino Médio. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, n. 38, p. 105-119, fev. 2018. ISSN 2447-9187.
PAJARES, F.; OLAZ, F. Teoria social cognitiva e auto-eficácia: uma visão geral. In: BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria social cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 97-114. v. 97.
PERES, G. J. Um objeto de apoio à aprendizagem autorregulada em problemas de máximo e mínimo. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) ‒ Programa de Mestrado em Ensino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
PRANKE, A. PIBID/UFPel: oficinas pedagógicas que contribuíram para a autorregulação da aprendizagem e formação docente das bolsistas de matemática. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ‒ Programa de Pós-Graduaçãao em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2012.
PRANKE, A. Conhecimentos do contexto e estratégias autorregulatórias mobilizadas na resolução de problemas de Matemática por estudantes de uma escola agrícola. 2018. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.
SANTOS, C. M. dos. Maria não vai mais à feira: resolução de problemas e estratégias de autorregulação de aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Práticas de Educação Básica) ‒ Programa de Mestrado em Práticas de Educação Básica, Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2015.
SIMÕES, D.; FAUSTINO, P. O papel das TIC no estímulo à autonomia dos estudantes do Ensino Superior: visão dos professores. Dialnet, Arizona State University, v. 27, n. 1, p. 1-26, 2019.
SOUZA, L. F. N. I. de. Auto-regulação da aprendizagem e a matemática escolar. 2007. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) ‒ Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
TORISU, E. M.; FERREIRA, A. C. A teoria social cognitiva e o ensino-aprendizagem da matemática: considerações sobre as crenças de autoeficácia. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 168-177, 2009.
VOLKWEISS, A. et al. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação por Escrito, [s. l.], v. 10, n. 1, p. e29112, 31 dez. 2019.
ZIMMERMAN, B. J. Attaining self-regulation: A social-cognitive perspective. In: BOEKAERTS, M.; PINTRICH, P.; ZEIDNER, M. (ed.). Self-regulation: theory research, and applications. Orlando: Academic Press, 2000. p. 13-39.
ZIMMERMAN, B. J. Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory Into Practice, Ohio , v. 41, n. 2, p. 64-70, 2002.
ZOCOLOTTI, A. K. Práticas reflexivas na sala de aula: uma experiência na formação de professores de Matemática. 2010. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) ‒ Mestrado Profissionalizante em Ensino, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sra, EDMILSON TORISU (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.