O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5292

Palavras-chave:

Exercício Físico, Tecnologia Educacional, Aprendizagem

Resumo

Este artigo aborda as formas e fatores que permitem o uso de recursos digitais no desenvolvimento de competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de educação física. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva, revelando que há, apesar dos obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria com a ginástica e seus diversos esportes. Além de ser viável e benéfica para todos os envolvidos, fazendo com que os professores se tornem mais competentes e produzam um aprendizado aprimorado aos alunos. Assim, as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática são fatores que contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de educação física que incluem conhecimento, competência e sentimentos pessoais em relação ao seu uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá - UNESA.

Rosayna Frota Bazhuni, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutoranda em Educação na Universidade Estácio de Sá. Pedagoga graduada Pelas faculdades integradas de Cruzeiro-São Paulo. Supervisora Educacional da Fundação Municipal de Educação do Município de Niterói -RJ. 

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Pesquisadora Visitante do LEEL/UENF, pelo Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. Pós-Doutora do PPG em Cognição e Linguagem, na UENF. Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Doutora em Sociologia pelo IUPERJ.

Referências

BAEK, J. H. et al. Physical education teacher perceptions of technology-related learning experiences: A qualitative investigation. Journal of Teaching Physical Education. Em prelo, 2016.

CASEY, A.; GOODYEAR, V. A.; ARMOUR, K. M. Rethinking the relationship between pedagogy, technology, and learning in health and physical education. Sport, Education and Society. v. 22, 2 ed., p. 288-304. 2016.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo. Editora: Pearson Prentice Hall: Atlas, 2011.

EBERLINE, A. D; RICHARDS, K. A. Teaching with technology in physical education. Strategies, v. 26, 6 ed., p. 38-39. 2013.

ERTMER, P. A; OTTENBREIT-LEFTWICH, A. T. Teacher technology change: How knowledge, confidence, beliefs, and culture intersect. Journal of Research on Technology in Education. v. 42, 3 ed., p. 255-284. 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª Edição. Editora Atlas. 2017.

JONES, E. M; BAEK, J. B; WYANT, J. D. Exploring pre-service physical education teacher technology use during student teaching. Journal of Teaching in Physical Education, v. 36, 2 ed., p. 173-184. 2017.

JONES, E. M; BULGER, S. M; WYANT, J. D. Moving beyond the stopwatch and whistle: Examining technology use in teacher training. The Global Journal of Health and Physical Education Pedagogy. v. 1, 3 ed., p. 210-222. 2012.

JUNIU, S; SHONFELD, M; GANOT, A. Technology integration in physical education teacher education programs: a comparative analysis. Actualidades Investigativas en Educación. v. 13, 3 ed., p. 1-22. 2013.

KOEHLER, M; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education. v. 9, 1 ed., p. 60-70 2009.

KOPCHA, T. J. Teachers perceptions of the barriers to technology integration and practice with technology under situated professional development. Computer & Education. v. 59, 4 ed., p. 1109-1121. 2012.

KRAUSE, J. M. et al. Current technology trends and issues among health and physical education professionals. The Physical Educator. v. 74, 1 ed., p. 164-180. 2017.

KRETSCHMANN, R. Physical education teachers' subjective theories about integrating information and communication technology (ICT) into physical education. The Turkish Online Journal of Educational Technology. v. 14, 1 ed, p. 68‐96. 2015.

LEGRAIN, P. et al. Integration of information and communication technology and pupils' motivation in a physical education setting. Journal of Teaching in Physical Education. v. 34, 3 ed., p. 384-401. 2015.

MARCHESI A. Las Metas Educativas 2021. Un proyecto iberoamericano para transformar la educación en la década de los bicentenarios. Revista CTS. n. 12, v. 4. apr./ 2009.

MONGUILLOT, M. et al. Diseño de situaciones de aprendizaje mediadas por TIC en Educación Física. Revista ibero-americana de educação. v. 68, n. 2, p. 63-82. 2015.

NEMCEK, F. A progressive approach to integrating education technology. Techniques: Connecting Education and Careers. v. 88, 1 ed., p. 32–35. 2013.

OTERO, V. et al. Integrating technology into teacher education: A critical framework for implementing reform. Journal of Teacher Education. v. 56, 1 ed., p. 8-23. 2005.

PIZZANI, L. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012.

PHILLIPS, A; RODENBECK, M; CLEGG, B. Apps for physical education: Teacher tested, kid approved! Strategies. v. 27, 3 ed., p. 28-31. 2014.

THOMAS, A; STRATTON, G. What we are really doing with ICT in physical education: A national audit of equipment, use, teacher attitudes, support, and training. British Journal of Educational Technology. v. 37, 4 ed., p. 617-632. 2006.

THRONBURG, R; HILL, K. Using internet assessment tools for health and physical education instruction. TechTrends. v. 48, 6 ed., p. 53–70. 2004.

Publicado

2024-02-29

Como Citar

Freitas, V. da S., Bazhuni, R. F. ., & Lima, J. de C. P. . (2024). O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(32). https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5292

Edição

Seção

Artigos