O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRANDO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5292Palavras-chave:
Exercício Físico, Tecnologia Educacional, AprendizagemResumo
Este artigo aborda as formas e fatores que permitem o uso de recursos digitais no desenvolvimento de competências e práticas relacionadas ao ensino e aprendizagem de educação física. Trata-se de uma revisão bibliográfica com abordagem exploratória e descritiva, revelando que há, apesar dos obstáculos encontrados no processo de integração da tecnologia pelo professor nas práticas diárias, uma parceria com a ginástica e seus diversos esportes. Além de ser viável e benéfica para todos os envolvidos, fazendo com que os professores se tornem mais competentes e produzam um aprendizado aprimorado aos alunos. Assim, as tendências tecnológicas atuais dos professores em sua prática são fatores que contribuem para a integração da tecnologia em seus programas de educação física que incluem conhecimento, competência e sentimentos pessoais em relação ao seu uso.
Downloads
Referências
BAEK, J. H. et al. Physical education teacher perceptions of technology-related learning experiences: A qualitative investigation. Journal of Teaching Physical Education. Em prelo, 2016.
CASEY, A.; GOODYEAR, V. A.; ARMOUR, K. M. Rethinking the relationship between pedagogy, technology, and learning in health and physical education. Sport, Education and Society. v. 22, 2 ed., p. 288-304. 2016.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 6ª ed. São Paulo. Editora: Pearson Prentice Hall: Atlas, 2011.
EBERLINE, A. D; RICHARDS, K. A. Teaching with technology in physical education. Strategies, v. 26, 6 ed., p. 38-39. 2013.
ERTMER, P. A; OTTENBREIT-LEFTWICH, A. T. Teacher technology change: How knowledge, confidence, beliefs, and culture intersect. Journal of Research on Technology in Education. v. 42, 3 ed., p. 255-284. 2010.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6ª Edição. Editora Atlas. 2017.
JONES, E. M; BAEK, J. B; WYANT, J. D. Exploring pre-service physical education teacher technology use during student teaching. Journal of Teaching in Physical Education, v. 36, 2 ed., p. 173-184. 2017.
JONES, E. M; BULGER, S. M; WYANT, J. D. Moving beyond the stopwatch and whistle: Examining technology use in teacher training. The Global Journal of Health and Physical Education Pedagogy. v. 1, 3 ed., p. 210-222. 2012.
JUNIU, S; SHONFELD, M; GANOT, A. Technology integration in physical education teacher education programs: a comparative analysis. Actualidades Investigativas en Educación. v. 13, 3 ed., p. 1-22. 2013.
KOEHLER, M; MISHRA, P. What is technological pedagogical content knowledge (TPACK)? Contemporary Issues in Technology and Teacher Education. v. 9, 1 ed., p. 60-70 2009.
KOPCHA, T. J. Teachers perceptions of the barriers to technology integration and practice with technology under situated professional development. Computer & Education. v. 59, 4 ed., p. 1109-1121. 2012.
KRAUSE, J. M. et al. Current technology trends and issues among health and physical education professionals. The Physical Educator. v. 74, 1 ed., p. 164-180. 2017.
KRETSCHMANN, R. Physical education teachers' subjective theories about integrating information and communication technology (ICT) into physical education. The Turkish Online Journal of Educational Technology. v. 14, 1 ed, p. 68‐96. 2015.
LEGRAIN, P. et al. Integration of information and communication technology and pupils' motivation in a physical education setting. Journal of Teaching in Physical Education. v. 34, 3 ed., p. 384-401. 2015.
MARCHESI A. Las Metas Educativas 2021. Un proyecto iberoamericano para transformar la educación en la década de los bicentenarios. Revista CTS. n. 12, v. 4. apr./ 2009.
MONGUILLOT, M. et al. Diseño de situaciones de aprendizaje mediadas por TIC en Educación Física. Revista ibero-americana de educação. v. 68, n. 2, p. 63-82. 2015.
NEMCEK, F. A progressive approach to integrating education technology. Techniques: Connecting Education and Careers. v. 88, 1 ed., p. 32–35. 2013.
OTERO, V. et al. Integrating technology into teacher education: A critical framework for implementing reform. Journal of Teacher Education. v. 56, 1 ed., p. 8-23. 2005.
PIZZANI, L. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, v. 10, n. 1, p. 53-66, jul./dez. 2012.
PHILLIPS, A; RODENBECK, M; CLEGG, B. Apps for physical education: Teacher tested, kid approved! Strategies. v. 27, 3 ed., p. 28-31. 2014.
THOMAS, A; STRATTON, G. What we are really doing with ICT in physical education: A national audit of equipment, use, teacher attitudes, support, and training. British Journal of Educational Technology. v. 37, 4 ed., p. 617-632. 2006.
THRONBURG, R; HILL, K. Using internet assessment tools for health and physical education instruction. TechTrends. v. 48, 6 ed., p. 53–70. 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vinicius da Silva Freitas, Rosayna Frota Bazhuni, Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.