PROFESSORAS NEGRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA
revisitando pesquisas
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931817833Palavras-chave:
Professoras negras, Professoras negras Sul, Escritas sobre professoras negrasResumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca das produções acadêmicas que tematizam as trajetórias e vivências de professoras negras no Brasil, com um enfoque especial voltado para o extremo sul do país. Sendo assim, a proposta é identificar de uma maneira objetiva o que tem sido pesquisado nesse campo. Para tanto, iniciamos com um breve retrospecto sobre as políticas de colonização que visavam, principalmente, embranquecer a população brasileira. Na sequência, abordamos a articulação entre a educação e o racismo no contexto do extremo sul do Rio Grande do Sul. Posteriormente, trazemos a situação da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro e, por último, apresentamos a análise sobre as produções acadêmicas que falam sobre professoras negras, que são o tema principal desta escrita.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. / Chimamanda Ngozi Adichie. - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. / Silvio Luiz de Almeida. - São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021. 264 p. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).
Araújo, J.; Lima, L.; Oliveira, I. V. (2021). EDUCAÇÃO PARA RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORAS NA ESCOLA BÁSICA. Revista em Favor de Igualdade Racial, 4(1), 87–101.
AUGUSTIN, André Coutinho et al. Panorama das desigualdades de raça/cor no RS. Porto Alegre: SPGG/DEE, 2021. (Relatório Técnico).
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: , (Ed). Racismo e anti-racismo na educação: repensando a escola. São Paulo: Selo Negro, 2001, p. 141-60.
CARNEIRO, Sueli. Escritos de uma vida / Sueli Carneiro. – São Paulo: Pólen Livros, 2019.
OLIVEIRA, Maria Cristina Santos. A importância da história oral como metodologia de pesquisa. In: IV SEMANA DE HISTÓRIA DO PONTAL. 2016, Ituiutaba, MG. Anais eletrônicos da IV Semana de História do Pontal/ III Encontro de Ensino de História. Universidade Federal de Uberlândia.
FANON, Frantz [1925-1961]. Pele negra, máscaras brancas. / Frantz Fanon; título original: Peau noire, masques blancs. São Paulo: Ubu Editora, 2020..
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire - 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GODWIN, Carter, 1875-1950. A (des)educação do negro. Carter Godwin Woodson. - São Paulo: Edipro, 2021.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade na educação brasileira: desafios, políticas e práticas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 27, n. 1, 2011.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios,
intervenções e diálogos. Flávia Rios; Márcia Lima (orgs.) Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
GOULART, Treyce Ellen Silva. Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente. 2016. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras/ bell hooks; tradução Bhuvi Libanio. - 12ª ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
HOOKS, Bell. E eu não sou uma mulher: mulheres negras e feminismo/ bell hooks; tradução Bhuvi Libanio. - 11ª ed. - Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. - 1ª ed. - Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. / Richard Miskolci. - São Paulo: Annablume, 2013. (Coleção Queer)
NASCIMENTO, Cleonice Ferreira do. Histórias de vida de professoras negras: trajetórias de sucesso. 2012. xi, 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
PIRES, Amanda Lisboa Moreno; SILVA, Rosiléia Santana; SOUTO, Verena Souza. Dos mitos Iurubá à descolonização didática: dos direitos, identidades, proposta didática para o ensino. In PINHEIRO, Barbara Carine Soares; ROSA, Katemari. Descolonizando saberes: a Lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.
Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm>.
Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11645.htm>.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? - 1ª ed. - São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
Wikipédia. São Lourenço do Sul. Disponível em: <https://pt.m.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Louren%C3%A7o_do_Sul>.
SANTOS, Rosilda. Professoras negras: narrativas e memórias dos percursos escolares e de formação. 2019.
TROYNA, Barry; CARRINGTON, Bruce. Education, racism and reform. London: Routledge.1990.
STRAUSS, Anselm; CORBIN, Juliet. Pesquisa Qualitativa: Técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tais Mendes Alves, Amanda Motta Castro, Elina Rodrigues de Oliveira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.