PROFESSORAS NEGRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA

revisitando pesquisas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931817833

Palavras-chave:

Professoras negras, Professoras negras Sul, Escritas sobre professoras negras

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca das produções acadêmicas que tematizam as trajetórias e vivências de professoras negras no Brasil, com um enfoque especial voltado para o extremo sul do país. Sendo assim, a proposta é identificar de uma maneira objetiva o que tem sido pesquisado nesse campo. Para tanto, iniciamos com um breve retrospecto sobre as políticas de colonização que visavam, principalmente, embranquecer a população brasileira. Na sequência, abordamos a articulação entre a educação e o racismo no contexto do extremo sul do Rio Grande do Sul. Posteriormente, trazemos a situação da mulher negra no mercado de trabalho brasileiro e, por último, apresentamos a análise sobre as produções acadêmicas que falam sobre professoras negras, que são o tema principal desta escrita.

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Biografia do Autor

Tais Mendes Alves, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Licenciada em Educação do Campo, com Ênfase Ciências da Natureza e Ciências Agrárias, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestranda no Programa de pós-graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez.

Amanda Motta Castro, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Pós-doutora em Estudos Feministas pela UAM/CDMX. Doutora e Mestra pelo programa de Pós-graduação em Educação UNISINOS. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Compõe la Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano: El Telar e o Grupo de pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez.

Elina Rodrigues de Oliveira, FURG

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Mendes Alves, T., Motta Castro, A., & Rodrigues de Oliveira, E. (2023). PROFESSORAS NEGRAS E EDUCAÇÃO BÁSICA: revisitando pesquisas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931817833

Edição

Seção

Artigos