FORMAÇÃO DOCENTE

a LDB e a busca do caminho entre teoria e prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931693702

Palavras-chave:

Pr´áxis, Formação Docente, Educação Básica

Resumo

O presente trabalho analisa as bases teóricas e normativas que preveem a associação entre teorias e práticas para a formação dos profissionais da educação. O objetivo foi investigar como diferentes enfoques teóricos estabelecem diferentes formas de relação teórico-práticas. A metodologia foi de análise documental e bibliográfica, configurando-se como pesquisa de natureza qualitativa. As conclusões evidenciam que não bastam as competências intelectuais ou procedimentais para a ação docente, fazendo-se necessário o conhecimento do contexto e a inquietude: além de cumprir a letra da lei, conhecer e sentir a vontade de educação de qualidade, um direito constitucional e subjetivo que estamos a caminho de conquistar. Competências técnicas, atitude política e reflexão, embora por vezes dissociados nas perspectivas teóricas, são complementares para configurar uma prática transformadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdoir Pedro Wathier, Universidade Católica de Brasília - UCB

Doutor em Educação, docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília - UCB e servidor do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Ivete Terezinha Wathier, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Professora da rede pública do município de Três Coroas/RS. 

Referências

BALL, Stephen John. Educação Global S.A: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon: Ponta Grossa, Paraná: UEPG, 2014.

BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acessado em 5 de Novembro de 2008.

BRASIL. Lei 8.112, de 11 de dezembro de l990. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8112cons.htm. Acessado em 30 de Outubro de 2008.

BRASIL. Lei 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases das Educação Nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/l9394.htm. Acessado em 15 de outubro de 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Ministério da Educação. Brasília, 1998.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Federalismo político e educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Políticas Públicas e Gestão da Educação - Polêmicas, Fundamentos e Análises. Brasília: Editora Liber Livro, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAMBOA, Silvio Sánchez. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias, Chapecó: Argos, 2012.

LOPES, Eliane M. T. O escolanovismo: revisão crítica. In: MELLO, Guiomar Namo de. (org.). Escola Nova, tecnicismo e educação compensatória. SP: Loyola, 1982.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2011.

MOTTA, Elias de Oliveira. Direito Educacional e educação no século XXI: Comentários a nova Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional. Brasília: UNESCO, 1997.

PALMA FILHO, J. C. Política educacional brasileira: educação brasileira numa década da incerteza (1990-2000): avanços e retrocessos. São Paulo: Cte, 2005.

PERRENOUD, Ph. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PERRENOUD, Ph Formar professores em contextos sociais em mudança: Prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação nº. 12, Anped, set – dez. 1999, p. 5-21

SAVIANI, D. Competência política e compromisso técnico ou (o pomo da discórdia e o fruto proibido). Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez – Cedes, n. 15, set/1983.

SAVIANI, D. Educação: do senso Comum à Filosofia. 15. Ed. Campinas, São Paulo : Autores Associados, 2004.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

Wathier, V. P., & Ivete Terezinha Wathier. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE: a LDB e a busca do caminho entre teoria e prática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931693702

Edição

Seção

Artigos