UNIVERSIDADE DA MATURIDADE
análise de dissertações/teses em busca da divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i32.5341Palavras-chave:
divulgação científica, educação de idosos, universidade da terceira idadeResumo
Este artigo discute a importância de projetos denominados Universidade da Maturidade ou Universidade da Terceira Idade. Foram buscadas produções desenvolvidas com foco no ensino de Ciências e na divulgação científica por meio da análise de conteúdo e utilizando como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações no período entre 1999 e 2022. Avaliou-se os seguintes critérios i) educação em Ciências de jovens maduros e/ou idosos; ii) distribuição temporal dos trabalhos; iii) distribuição regional dos trabalhos; iv) áreas de conhecimento específicas. Foram encontradas um total de 54 produções, não sendo identificados trabalhos que apresentem discussões relacionadas ao ensino de Ciências e a divulgação científica visando o público-alvo dos programas. A partir desses dados, realizamos apontamentos quanto a importância da educação científica para o público-idoso.
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