APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FUNÇÕES INORGÂNICAS

uma sequência didática baseada em mapas conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931666679

Palavras-chave:

Ensino de química, Sequência didática, Funções inorgânicas, Mapas conceituais, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente artigo propõe uma Sequência Didática (SD) que utiliza Mapas Conceituais (MC) para o ensino de funções inorgânicas com o objetivo de promover uma aprendizagem significativa. Os MC se mostram de grande relevância como uma estratégia pedagógica, incentivando a participação ativa dos estudantes e a construção do conhecimento. A SD proposta compreende a alternância entre aulas teóricas e atividades em grupo, divididas em sete etapas distintas, cada uma delas acompanhada de uma pergunta norteadora que direciona o processo de elaboração de Mapas Conceituais a partir de textos relacionados aos temas geradores "A Importância da Digestão: Desvendando o Papel das Funções Inorgânicas" e "Os Perigos da Chuva Ácida". Essa abordagem visa não apenas transmitir conhecimento teórico, mas também estimular os estudantes a desenvolver um entendimento significativo e a se envolver ativamente no processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Blanchard Silva Passos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE

Doutorando em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN/IFCE). Bolsista (CNPq). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE). Professor da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). 

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora e Mestre em Engenharia Civil - Saneamento Ambiental (UFC). Professora no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Docente Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) do IFCE - Campus Fortaleza e do programa de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva Passos, B., & Vasconcelos, A. K. P. (2023). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FUNÇÕES INORGÂNICAS: uma sequência didática baseada em mapas conceituais. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931666679

Edição

Seção

Artigos