INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO

a experiência no componente curricular Laboratório de instalações elétricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931703713

Palavras-chave:

Construção coletiva de conhecimento, Plano de estudo, Atividades práticas, Ensino técnico

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma proposta de plano de ensino com foco na interdisciplinaridade, em uma única disciplina, e nas relações teórico-práticas, para a disciplina de Laboratório de Instalações Elétricas em um curso técnico em Eletrotécnica integrado ao ensino médio, de uma instituição pública federal de ensino localizada na região Centro-Oeste do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada a análise de sua ementa e conteúdo programático, com o objetivo de mapear as demais disciplinas do curso que dão suporte à disciplina de instalações elétricas, de forma a determinar as relações teórico-práticas que norteiam a formação do estudante e do futuro profissional em eletrotécnica e, assim, elaborar a reestruturação da disciplina de forma que promova a interdisciplinaridade.

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Biografia do Autor

José Antonio Moreira de Rezende, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - IFMG

Mestrado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações.  Graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações. Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - câmpus Formiga. 

Vagno Emygdio Machado Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFMG

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas). Licenciado em Ciências Sociais e Bacharel em Sociologia pela UNESP.

 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Moreira de Rezende, J. A., & Machado Dias, V. E. . (2023). INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO MÉDIO: a experiência no componente curricular Laboratório de instalações elétricas. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931703713

Edição

Seção

Artigos