EDUCAÇÃO FÍSICA, A CORPOREIDADE E A COMPLEXIDADE NA AMAZÔNIA

análise do currículo paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931744755

Palavras-chave:

complexidade, corporeidade, Educação física

Resumo

 

Este estudo, à luz da complexidade em específico do componente Educação Física, aponta com olhar crítico de como a Corporeidade está descrita no Documento Curricular do Estado do Pará - etapa do Ensino Médio - DCEPA-EM, elaborado em 2021, o qual apresenta a proposta curricular alinhada ao “Novo Ensino Médio”. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cuja técnica de análise aplicada é a de análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, verificou-se que a expressão “corporeidade” apareceu duas vezes, porém pode estar descrito implicitamente por outras denominações como, corpo, corporais, corporalidades e corporal. Dessa maneira, apresentando uma fragilidade de fundamentação teórica no DCEPA-EM ao tratar a compreensão da Corporeidade. Estando ainda vinculada à reprodução de um processo de ensino aprendizagem fragmentado, mecanicista, limitado e dualista. Distanciando-se da perspectiva multidimensional defendida pelo paradigma da complexidade.

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Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Curriculo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará- UFPA.  Professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado do Pará- IFPA\ campus Itaituba.

Fabiana Sena da Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação da Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC/PA.

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação. Professor Titular da Universidade Federal do Pará. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica – UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Barbosa, S. F., Sena da Silva, F., & Marcio Antonio Raiol dos Santos. (2023). EDUCAÇÃO FÍSICA, A CORPOREIDADE E A COMPLEXIDADE NA AMAZÔNIA: análise do currículo paraense. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931744755

Edição

Seção

Artigos