EDUCAÇÃO FÍSICA, A CORPOREIDADE E A COMPLEXIDADE NA AMAZÔNIA
análise do currículo paraense
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931744755Palavras-chave:
complexidade, corporeidade, Educação físicaResumo
Este estudo, à luz da complexidade em específico do componente Educação Física, aponta com olhar crítico de como a Corporeidade está descrita no Documento Curricular do Estado do Pará - etapa do Ensino Médio - DCEPA-EM, elaborado em 2021, o qual apresenta a proposta curricular alinhada ao “Novo Ensino Médio”. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, cuja técnica de análise aplicada é a de análise de conteúdo proposta por Bardin. Como resultados, verificou-se que a expressão “corporeidade” apareceu duas vezes, porém pode estar descrito implicitamente por outras denominações como, corpo, corporais, corporalidades e corporal. Dessa maneira, apresentando uma fragilidade de fundamentação teórica no DCEPA-EM ao tratar a compreensão da Corporeidade. Estando ainda vinculada à reprodução de um processo de ensino aprendizagem fragmentado, mecanicista, limitado e dualista. Distanciando-se da perspectiva multidimensional defendida pelo paradigma da complexidade.
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