A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E A CENTRALIDADE DA CATEGORIA COMPETÊNCIAS NA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931636652

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor de Filosofia, Educação Profissional, Materialismo Histórico-dialético

Resumo

Este artigo analisa as implicações da centralidade da categoria competências na, presentes nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores (Resolução CNE/CP n. 02/2019) para a formação de professores de Filosofia. Inicialmente, contextualiza-se o surgimento dessas diretrizes no cenário político-econômico pós-golpe de 2016, destacando a busca por alinhamento com os interesses do mercado neoliberal. O texto discute como a centralidade das competências nessas diretrizes contribui para a precarização da formação inicial de professores. Em contraposição, defende a necessidade de uma formação para professores de Filosofia que se baseie em conhecimentos críticos, capacitando-os para compreender os saberes específicos da Filosofia e as interações entre sociedade, trabalho e educação. Conclui-se que as diretrizes da Resolução CNE/CP n. 02/2019 não proporcionam um modelo de formação adequado para professores de Filosofia comprometidos com a transformação da realidade educacional e dos sujeitos nela envolvidos.

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Biografia do Autor

Raimundo Fabio Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestre em Ensino. Filósofo e Pedagogo. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPGEP/IFRN. 

José Mateus do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integra o corpo docente permanente do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, R. F., & Nascimento, J. M. do . (2023). A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE FILOSOFIA E A CENTRALIDADE DA CATEGORIA COMPETÊNCIAS NA RESOLUÇÃO CNE/CP 02/2019. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931636652

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