A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO DIREITO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931756767

Palavras-chave:

Direito à Educação Integral, Plano Municipal de Educação, Política educacional, Amazônia, Região Metropolitana de Santarém/PA

Resumo

Este artigo discute o direito à educação integral na Região Metropolitana de Santarém/PA, objetivando socializar a pesquisa de iniciação científica a fim de compreender a configuração desse direito nos Planos Municipais de Educação a partir do levantamento de dados documentais e educacionais entre 2015 e 2021. A metodologia adotada é a bibliográfico-documental, de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e com ênfase na análise de dados secundários. Os resultados revelaram desalinhamento entre o proposto e o efetivado, comparando os Planos Municipais de Educação dos municípios da Região Metropolitana de Santarém; apontam a importância dos sistemas de ensino quanto ao monitoramento e ao cumprimento da Meta 6, mas carece de objetividade diante da proposta. Constatou-se que, apesar do amparo legal voltado à indução de políticas da educação integral a ser assumida pelos municípios, existem limitações e divergências à plena efetivação.

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Biografia do Autor

Maria Lucilene Silva, Universidade Federal do Pará - UFOPA

Graduanda do curso pedagogia da Universidade Federal do Oeste do Pará. Graduada em língua portuguesa e respectivas literaturas/UNOPAR. Graduada em Processos Gerenciais/IESPES. Membro do grupo de estudos e pesquisas HISTEDBR/Ufopa.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Pará - UFOPA

Doutora em Educação/UNICAMP. Docente do Instituto de Ciências da Educação e dos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGE e PGEDA) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Bolsista Produtividade CNPq. Líder Adjunta do HISTEDBR/Ufopa.

Ângela Rocha dos Santos, Universidade Federal do Pará - UFOPA

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação na Amazônia, Polo Santarém/PEGDA/Associação em Rede/Educanorte, Mestra em Educação pelo PPGE/Ufopa. Pedagoga na Pró-reitoria de Ensino (Proen/Ufopa). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Histedbr/Ufopa.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Silva, M. L., Colares, M. L. I. S., & Santos, Ângela R. dos. (2023). A EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO DIREITO NO CONTEXTO AMAZÔNICO. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931756767

Edição

Seção

Artigos