ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO
revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931768779Palavras-chave:
Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação Especial, Inclusão escolarResumo
Neste artigo apresenta-se uma revisão de artigos em que as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas como recurso pedagógico na inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou transtornos globais de desenvolvimento, baseando-se em artigos publicados no Google Acadêmico e Scielo no período de 2017 a 2021. Empregaram-se os descritores tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusão escolar e tecnologias digitais acessíveis e analisaram-se: os objetivos, o tipo de deficiência, os periódicos que publicaram os artigos, os resultados e as conclusões. Excluíram-se: os artigos fora dos critérios definidos. Como resultado, foram encontrados 44 artigos e apenas 5 contemplaram a temática. Os estudos analisados indicaram que apesar das lacunas existentes entre as diretrizes legais e a realidade precária nas escolas brasileiras, os professores desenvolvem estratégias pedagógicas com o uso de tecnologias de informação e comunicação com alunos com algum tipo de deficiência.
Downloads
Referências
ARAÚJO, M. de S. Ensino-aprendizagem com tecnologias digitais na formação inicial de professores de inglês. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8652590. Acesso em: ago. 2023.
ABREU, B. M. Inclusão e acessibilidade em tempos de pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1 (1 sem. 2020) – ISSN 2175 - 7003. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23705. Acesso em: ago. 2023.
ALVES, A. G.; HOSTINS. R. C. L.; MAGAGNIN, N. M. Autoria de jogos digitais por crianças com e sem deficiências na sala de aula regular. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v.27, e0079, p.971-990, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/VqCSCFqR9yp78RQf8bhYr8S/. Acesso em: ago. 2023.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Podcast: uma ferramenta tecnológica para auxílio ao ensino de deficientes visuais. In: VIII LUSOCOM: Comunicação, Espaço Global e Lusofonia, 2009, Lisboa. Anais... Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2009. p. 2114-2126.
BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009b. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: https://www.riodasostras.rj.leg.br/leis/portal-da-pessoa-com-deficiencia/legislacao-federal/decreto-no-6-949-de-25-de-agosto-de-2009/view#:~:text=Promulga%20a%20Conven%C3%A7%C3%A3o%20Internacional%20sobre,30%20de%20mar%C3%A7o%20de%202007. Acesso em: ago. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: ago. 2023.
CABRAL, L. S. A.; SILVA, A. M. Desafios para a formação de professores em educação especial e a contribuição do ensino colaborativo. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, Marília, v.4, n. 1, p. 61-72, 2017. Disponível em:
CANI, J. B.; COSCARELLI, C. V. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSH, D. F. COSCARELLI, C. V. CANI, J. B. (Orgs.) Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. São Paulo: Pontes, 2016. p. 15-47.
CANTINI, M. C. et al. O desafio do professor frente às novas tecnologias. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA PUCPR, 6., 2006, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Champagnat, 2006. p. 8. Disponível em: https://silo.tips/download/o-desafio-do-professor-frente-as-novas-tecnologias-the-teacher-s-challenge-facin. Acesso em: ago. 2023.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Educação e tecnologias no Brasil: um estudo de caso longitudinal sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em 12 escolas públicas. São Paulo: CGI.br, 2016.
COSCARELLI, C. V.; KERSCH, D. F. (2016). Prefácio: pedagogia dos multiletramentos: alunos conectados? novas escolas + novos professores. In: KERSCH, D. F.; COSCARELLI, C. V.; CANI, J. B. (Orgs.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes
COSTA, M. M. C. M. Criação de recursos digitais para crianças com Necessidades Educativas Especiais do Agrupamento de Escolas de Mindelo. 2010. 97f. Trabalho realizado para a disciplina de Seminário de Projecto, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Porto, 2010. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/856?locale=pt_PT. Acesso em: ago. 2023.
DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
FERREIRA, A. B. H. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. São Paulo: Cultura; 2004. Ambiência.
GIROTO, C. R. M. et al. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GÓMEZ, V. Ciência e tecnologia: mudanças, transformações e desafios. Revista de Ciências Estratégicas, v. 25, n. 37, p. 9-12, 2017.
KENSKI, V. M. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n.10, p.47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/pde/pdf/vani_kenski.pdf. Acesso em: ago. 2023.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo, SP: Atlas 2003.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São
Paulo: Editora Moderna, 2006.
MECHLOVA, E.; MALCIK, M. ICT in changes of learning theories. In: 2012. IEEE 10th International Conference on Emerging eLearning Technologies and Applications (ICETA). IEEE, 2012. p. 253-262.
MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. Gerenciamento integrado da comunicação pessoal, social e tecnológica. 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORENO, J.; W. J. MURILLO. Jogo de Carbonos: uma estratégia didática para o ensino de química orgânica para propiciar a inclusão de estudantes do ensino médio com deficiências diversas. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 4, p.567-582, Out.-Dez., 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/NtbfvzS45pdV8kMnCFdvxHn/abstract/?lang=pt. Acesso em: ago. 2023.
NEGRIM, M. R. C. Gestão escolar, docência e tecnologia digital: trabalho colaborativo para o ensino de alunos com deficiência intelectual. Dissertação (Mestrado)– Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 130 f, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/. Acesso em: ago. 2023.
NUNES, L. R. O. P.; SCHIRMER, C. R. (Orgs.). Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2017. 357 p.
OLIVEIRA, F. M. G. S., CARVALHO, E. N. S. (Orgs.). Documento norteador: educação e ação pedagógica. Brasília, DF: APAE BRASIL; Federação Nacional das Apaes, 2017.
PEDRO, K. M; CHACON, M. C. M. Competências digitais e superdotação: uma análise comparativa sobre a utilização de tecnologias. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 4, p. 517-530, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/CM5ZTT8fGF9brqmtwrSJHMj/. Acesso em: ago. 2023.
PETRONI, N. N.; BOUERI, I. Z.; LOURENÇO, G. F. Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 24, n. 3, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/zMFQvQLVBqc7vRkT9LXc6Gk/abstract/?lang=pt. Acesso em: ago. 2023.
ROCHA, R. S.; NAKAMOTO, P. T. Tecnologias digitais de informação e comunicação na sociedade contemporânea: um estudo teórico-crítico sobre sua utilização na educação. Boletim de Conjuntura (BOCA), ano V, vol. 14, n. 40, Boa Vista, 2023. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/1147. Acesso em: set. 2023.
SANTAROSA, L.; CONFORTO, D. Experiência Brasileira na Formação de Professores Ibero-Americanos em Tecnologias Digitais Acessíveis. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 18. 2012, Rio de Janeiro. Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012. p. 129-138. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/18703. Acesso em: set. 2023.
SANTAROSA, L. M. C.; CONFORTO, D.; MACHADO, R. P. Whiteboard: synchronism, accessibility, protagonism and collective authorship for human diversity on Web 2.0. Computers in Human Behavior, v. 31, p. 591-601, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563213002203. Acesso em: set. 2023.
Santarosa, L. M. C; CONFORTO, D; PASSERINO, L. M; ESTABEL, L.B; CARNEIRO, M. L. F; GELLER, M. Tecnologias digitais acessíveis. In: SANTAROSA, L. M. C. (Org.), Software Educacional e Objetos de Aprendizagem: construindo instrumentos de mediação. Porto Alegre: JSM Comunicações, 2010, p. 259-287.
SCHUARTZ, A. S.; SARMENTO, H. B. M. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis. Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1982-02592020v23n3p429. Acesso em: set. 2023.
SELWYN, N. “O que queremos dizer com “educação” e ‘tecnologia’”. In: SELWYN, N. Educação e Tecnologia: principais questões e debates. Londres: Bloomsbury, 2011.
SOUSA, R. P.; MIOTA, F. M. C. S. C.; CARVALHO, A. B. G (Orgs.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.
SOUZA, D. C. B.; SANTOS, D. A. N.; SCHLÜNZEN, E. T. M. Uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para inclusão social, educacional e digital. Revista Educação Especial, Santa Maria, n. 25, p. 25-36, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4901. Acesso em: set. 2023.
WAGNER, F. R. Habilidade e inclusão digital - o papel das escolas. In: COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação 2009. São Paulo, 2010. p.47-51.
GARTNER. Glossário do Gartner. 2023. Disponível em: https://www.gartner.com/en/information-technology/glossary/framework. Acesso em: set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Márcia Cristina Conceição Santos Oliveira, Núbia Xavier da Silva, Maria do Carmo Lobato da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.