ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO

revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931768779

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Educação Especial, Inclusão escolar

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma revisão de artigos em que as Tecnologias de Informação e Comunicação são utilizadas como recurso pedagógico na inclusão escolar de alunos com deficiência e/ou transtornos globais de desenvolvimento, baseando-se em artigos publicados no Google Acadêmico e Scielo no período de 2017 a 2021. Empregaram-se os descritores tecnologias digitais de informação e comunicação, inclusão escolar e tecnologias digitais acessíveis e analisaram-se: os objetivos, o tipo de deficiência, os periódicos que publicaram os artigos, os resultados e as conclusões. Excluíram-se: os artigos fora dos critérios definidos. Como resultado, foram encontrados 44 artigos e apenas 5 contemplaram a temática. Os estudos analisados indicaram que apesar das lacunas existentes entre as diretrizes legais e a realidade precária nas escolas brasileiras, os professores desenvolvem estratégias pedagógicas com o uso de tecnologias de informação e comunicação com alunos com algum tipo de deficiência.

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Biografia do Autor

Márcia Cristina Conceição Santos Oliveira, Instituto Federal de Educação do Amapá - IFAP

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Federal do Amapá. Professora EBTT de Educação Inclusiva do Instituto Federal de Educação do Amapá- IFAP.

Núbia Xavier da Silva, Universidade Federal do Amapá - UFAP

Mestranda do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI) da Universidade Federal do Amapá. Pedagoga no Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual.

Maria do Carmo Lobato da Silva, Universidade Federal do Amapá - UFAP

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil (2020). Professora de Pós-Graduação em Educação Inclusiva (Profei) da Universidade Federal do Amapá, Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Oliveira, M. C. C. S. ., Silva, N. X. da ., & Silva, M. do C. L. da . (2023). ACESSIBILIDADE EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO: revisão de literatura. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931768779

Edição

Seção

Artigos