DIANTE DO INTANGÍVEL
entrelaçamentos entre a BNCC e a Licenciatura em Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei72023931780791Palavras-chave:
BNCC, Licenciatura em Pedagogia, Formação de professoresResumo
O presente artigo surge de um recorte da monografia defendida pela autora na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suscitada pelas rodas de conversa criadas como instrumento metodológico, manifestou-se a necessidade de contextualizar o campo de pesquisa. Logo, temos como objetivo analisar quais os entrelaçamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e o curso de Licenciatura em Pedagogia em nível Superior. Relacionando a leitura crítica realizada ao escopo teórico do grupo de pesquisa LUPEA, há a defesa de que a formação de professores e, tão logo, as licenciaturas em geral, tenham espaço para alcançar o viver criativo da práxis pedagógica, indo além de determinações baseadas na lógica neoliberal e mercantil da educação.
Downloads
Referências
ARAUJO, Stella Maria Correia de. A potência lúdica da experiência: conversas com/entre estudantes de Licenciatura em Pedagogia. 64f. Monografia (Curso de Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação – Centro de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/17312. Acesso em: 05 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2014. Seção 1, p. 1. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/1611/lei-n-13.005#:~:text=D.O.U%2026%2F06%2F2014%20%7C,PNE%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.&text=Revoga%3A%20N%C3%A3o%20revoga%20nenhuma%20Legisla%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Plano Nacional de Educação PNE: 2014-2024. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 10 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). BNCC, 3ª versão. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017a. 396 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer nº 2, de 9 de junho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 jun. 2015a. Seção 1, p. 13. Disponível em: https://www.ufrgs.br/avaliacao/wp-content/uploads/2021/09/Resolucao-no-2-2015.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015b. Seção 1, p. 8. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 10 jul. 2023.
FRANGELLA, Rita; DIAS, Rosanne. Os sentidos de docência na BNCC: efeitos para o currículo da educação básica e da formação/atuação de professores. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 22, p. 7-15, jan./mar. 2018. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.221.01. Acesso em: 10 jul. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática de liberdade. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmem Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu Editora, 2019.
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: Educação e Descolonização. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2021. 84 p.
XIMENES, Priscilla de Andrade Silva; MELO, Geovana Ferreira. BNC - Formação de Professores: da completa subordinação das políticas educacionais à BNCC ao caminho da resistência propositiva. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos RBEP-INEP, v. 103, p. 739-763, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sXS7mctjLMxVBr9LSYNhJPp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 jul. 2023.
WALSH, Caterine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
WINNICOTT, Donald W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 2019 (Trabalho original publicado em 1971).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ROBERTA OLIVEIRA, Stella Araújo, Maria Vitoria Maia (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.