DIANTE DO INTANGÍVEL

entrelaçamentos entre a BNCC e a Licenciatura em Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei72023931780791

Palavras-chave:

BNCC, Licenciatura em Pedagogia, Formação de professores

Resumo

O presente artigo surge de um recorte da monografia defendida pela autora na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Suscitada pelas rodas de conversa criadas como instrumento metodológico, manifestou-se a necessidade de contextualizar o campo de pesquisa. Logo, temos como objetivo analisar quais os entrelaçamentos entre a Base Nacional Comum Curricular e o curso de Licenciatura em Pedagogia em nível Superior. Relacionando a leitura crítica realizada ao escopo teórico do grupo de pesquisa LUPEA, há a defesa de que a formação de professores e, tão logo, as licenciaturas em geral, tenham espaço para alcançar o viver criativo da práxis pedagógica, indo além de determinações baseadas na lógica neoliberal e mercantil da educação.

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Biografia do Autor

Stella Maria Correia de Araujo, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Vitoria Campos Mamede Maia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/RJ. Professora Associada em Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pós-doutoranda em Design Pedagógico pela PUC/RJ. Mestre em Letras pela PUC/RJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino-aprendizagem – LUPEA.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Araujo, S. M. C. de, & Maia, M. V. C. M. (2023). DIANTE DO INTANGÍVEL: entrelaçamentos entre a BNCC e a Licenciatura em Pedagogia. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 9(31). https://doi.org/10.21920/recei72023931780791

Edição

Seção

Artigos