GAMIFICANDO NO ENSINO DE QUÍMICA

análise de uma atividade no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5674

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Gamificação, Ciências

Resumo

No século XXI, os desafios impetrados ao ensino são múltiplos. Para superar certas limitações do processo educacional, algumas estratégias visão mudanças de posturas dos envolvidos. Uma destas, é a gamificação, que considera o uso de elementos de jogos em atividades que não são jogos. Assim, objetivou-se analisar a percepção de estudantes de ensino fundamental quanto a uma atividade gamificada. O estudo foi dividido em três etapas: 1ª) desenvolvimento de uma estratégia metodológica gamificada sobre átomos e reações químicas; 2ª) aplicação da proposta gamificada e de um questionário avaliativo; 3ª) análise da percepção dos estudantes quanto à estratégia gamificada. Os resultados apontam uma postura favorável acerca da gamificação. Ademais, os dados revelam que os estudantes aprenderam o conteúdo ao participarem da estratégia gamificada. Durante a pesquisa, ficou evidente características da gamificação, como, motivação e engajamento, colocando-a como uma estratégia didática relevante.

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Biografia do Autor

Jocimario Alves Pereira, Universidade Federal Rural do Pernambuco - UFRPE

Doutorando no Ensino de Ciências e Matemática do PPGEC da UFRPE. Mestre em Química pela UFRPE. Licenciado em Ciências Agrárias pela UFPB; Licenciado em Química pela FAC; Licenciado em Matemática IBRA. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Conceição/PB. Integrante do grupo de pesquisa LEUTEQ.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutor em Química Computacional pela UFPE. Mestre em Ensino de Ciências pela UFRPE. Licenciado em Química pela UFRPE. Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da UFRPE. Coordena os grupos de pesquisas LEUTEQ e InPraMEC do diretório de grupos do CNPq e é pesquisador colaborador do Núcleo SEMENTE e da RELAPEQ

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Pereira, J. A., & Leite, B. S. (2024). GAMIFICANDO NO ENSINO DE QUÍMICA: análise de uma atividade no ensino fundamental. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5674