DISCURSO E RESISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO NEM - NOVO ENSINO MÉDIO
um fracasso anunciado
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5676Palavras-chave:
Discurso, Resistência, Novo Ensino Médio, DocumentárioResumo
O trabalho analisa, a partir de uma leitura discursiva, os movimentos de resistência que se manifestam na tessitura enunciativa do documentário NEM-Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado (2023), do cineasta argentino-brasileiro Carlos Pronzato. O aporte teórico que norteia a análise reside especialmente em Foucault (1995; 2008a; 2010) acerca do discurso, das relações de poder e das estratégias de resistência. Em relação à metodologia, o estudo segue a arquegenealogia foucaultiana. As análises deixam entrever que os movimentos de resistências constituem relações de força por meio das quais se busca criticar o NEM, reivindicando a sua revogação, de maneira a contrapor-se aos interesses mercadológicos que subjazem a essa mudança curricular.
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