DISCURSO E RESISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO NEM - NOVO ENSINO MÉDIO

um fracasso anunciado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5676

Palavras-chave:

Discurso, Resistência, Novo Ensino Médio, Documentário

Resumo

O trabalho analisa, a partir de uma leitura discursiva, os movimentos de resistência que se manifestam na tessitura enunciativa do documentário NEM-Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado (2023), do cineasta argentino-brasileiro Carlos Pronzato. O aporte teórico que norteia a análise reside especialmente em Foucault (1995; 2008a; 2010) acerca do discurso, das relações de poder e das estratégias de resistência. Em relação à metodologia, o estudo segue a arquegenealogia foucaultiana. As análises deixam entrever que os movimentos de resistências constituem relações de força por meio das quais se busca criticar o NEM, reivindicando a sua revogação, de maneira a contrapor-se aos interesses mercadológicos que subjazem a essa mudança curricular.

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Biografia do Autor

Patrícia Diógenes de Melo, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Letras pelo PPGL/UERN – Pau dos Ferros. Mestra em Ensino pelo PPGE/UERN – Pau dos Ferros.

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Melo, P. D. de ., & Silva, F. V. da . (2024). DISCURSO E RESISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO NEM - NOVO ENSINO MÉDIO: um fracasso anunciado. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5676