EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
os movimentos sociais e o protagonismo das mulheres
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5677Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação do Campo, Movimentos Sociais, Protagonismo das mulheresResumo
O artigo analisou a trajetória da Educação do Campo em Roraima, apresentando o protagonismo dos Movimentos Sociais do campo e de mulheres inseridas na luta por direitos a uma educação campesina. Assim, objetivou compreender como a formação docente de educadoras do campo, os movimentos sociais e o protagonismo feminino auxiliam nos direitos da educação do campo em Roraima. A abordagem metodológica foi o materialismo histórico e dialético que analisou o comportamento do fenômeno expresso na investigação da temática. Observamos que por anos, só a elite tinha direito à educação, a grande massa ficava sem esse direito, atualmente, a luta por educação aos povos do campo faz-se necessário e é importante para se ter dignidade e melhores condições de vida nos lugares distantes dos centros urbanos. Verificamos que o engajamento das mulheres na luta possui uma trajetória histórica com as questões do campo.
Downloads
Referências
ALDIGHIERI, M. Conflitos no campo Brasil 30 anos. Comissão Pastoral da Terra. Caderno de Conflitos 2014, Goiânia: CPT, 2015.
ARROYO, M. G. Por um Tratamento Público da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. (Orgs.). Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília: Articulação Nacional Por Uma Educação do Campo, 2004. n. 5, p. 54-62. (Coleção Por uma Educação Básica do Campo).
ARROYO, M. Formação de educadores do campo. In: CALDART, R. et al. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012.
BALDI, F; ORSO, P. J. Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-terra-MST - Educação em Movimento. Revista HISTEDBR On-line, n. 50, maio 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640308. Acesso em: 28 ago. 2023.
BORGES, H. S.; GHEDIN, E. (Orgs.). Fundamentos Filosóficos à Educação do Campo. Boa Vista: Editora da UFRR, 2016. p. 13-67.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 nov. 2010.
CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R. dos; BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8075, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em: 28 ago. 2023.
CALDART, R. S. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por uma Educação do Campo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
CARDOSO, C. A. S. II Plano Nacional de Reforma Agrária: uma análise a partir dos assentamentos de Roraima. 2009. 257 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Programa de Pós-Gradução em Políticas Públicas, Setor do Centro de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2009.
CARTA de Criação do Fórum Estadual de Educação do campo de Roraima-FOEEC-RR. 2015.
CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas.1. Ed. –São Paulo: Cortez, 2013. – (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos/Coordenação Selma Garrido Pimenta).
COSTA, F. J. M.; MOTA, B. G. N.; SANTANA, J. R. História das mulheres: formação docente, lutas e conquistas. Educ. Form., Fortaleza, v. 7, e8015, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8015. Acesso em: 28 ago. 2023.
DELMIRO, V. da S.; NASCIMENTO, T. M. do; FERREIRA, T. F. Trajetórias de duas professoras pedagogas: formação e prática docente. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 3, p. 1-13, 2022. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7363. Acesso em: 28 ago. 2023.
EUZÉBIOS FILHO, A. Sujeito e consciência: entre a alienação e a emancipação. 2010. 380 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://repositorio.sis.puccampinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15669. Acesso em: 28 ago. 2023.
FURTADO, R. A. Espaço Marx da UFPR e a contribuição a formação da consciência de classe trabalhadora. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Gradução em Educação, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/teses/M06_furtado.pdf. Acesso em: 28 ago. 2023.
GALLAZZI, S. A Fidelidade da CPT. In: Comissão Nacional de Formação da CPT (org.). CPT: 40 Anos de Fé, Rebeldia e Esperança. São Paulo: Expressão Popular, 2016.
JAPIASSU, H.; MARCONDES. D. Dicionário Básico de Filosofia. Editor. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, 1990.
LIBÂNEO, J. C. As políticas de formação de professores no contexto da reforma
universitária: das políticas educativas para as políticas da educação. Revista Profissão
Docente, Uberaba, v. 4, n. 12, p. 33-55, 2004. Disponível em:
https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/90. Acesso em: 25 ago. 2023.
LIMA, K. M. D.; SILVA, J. E. da; ALVES, S. M. C. Pedagogia da Terra: uma concepção omnilateral de formação humana e profissional. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, Boa Vista, v. 2, Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas, 2021. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20214. Acesso em: 25 ago. 2023.
NEPOMUCENO, S. do N.; VIEIRA, E. R.; BRANDENBURG, C. Trajetória da educadora Quixadaense Maria Verônica. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, v. 3, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://revista.ufrr.br/repi/article/view/7529. Acesso em: 25 ago. 2023.
RORAIMA. Lei Ordinária nº 1.771, de 16 de janeiro de 2023. Altera dispositivos na Lei nº 892, de 25 de janeiro de 2013, que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações dos Servidores da Educação Básica do Estado de Roraima (PCCREB), e dá outras providências. Diário Oficial de Roraima, Boa Vista, RR, 16 jan. 2023.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VASCONCELOS, K. C.; SANTANA, J. R.; BOLDRINI, B. M. de P. O. História, Memória, Práticas Educativas e Educação do Campo. In: LOPES, Sérgio Luiz (Org.). Educação do Campo: da teoria a práxis. Natal: Caule de Papiro, 2021.
WOOD, E. M. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. trad. Paulo Cezar Castanheira. São Paulo: Boitempo, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lucineide Salgado Barroso, Sérgio Luiz Lopes, Karla Colares Vasconcelos (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.