EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

os movimentos sociais e o protagonismo das mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5677

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação do Campo, Movimentos Sociais, Protagonismo das mulheres

Resumo

O artigo analisou a trajetória da Educação do Campo em Roraima, apresentando o protagonismo dos Movimentos Sociais do campo e de mulheres inseridas na luta por direitos a uma educação campesina. Assim, objetivou compreender como a formação docente de educadoras do campo, os movimentos sociais e o protagonismo feminino auxiliam nos direitos da educação do campo em Roraima. A abordagem metodológica foi o materialismo histórico e dialético que analisou o comportamento do fenômeno expresso na investigação da temática. Observamos que por anos, só a elite tinha direito à educação, a grande massa ficava sem esse direito, atualmente, a luta por educação aos povos do campo faz-se necessário e é importante para se ter dignidade e melhores condições de vida nos lugares distantes dos centros urbanos. Verificamos que o engajamento das mulheres na luta possui uma trajetória histórica com as questões do campo.

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Biografia do Autor

Lucineide Salgado Barroso, Universidade Estadual de Roraima

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Roraima em parceria com o Instituto Federal de Roraima. Especialista em Docência no Ensino Superior e Educação do Campo. Graduado em Pedagogia e Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal de Roraima.

Sérgio Luiz Lopes, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Educação. Professor de Licenciatura em Educação do Campo da UFRR. Professor do Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Roraima/Instituto Federal de Roraima. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Epistemologias do Professor do Campo/ UFRR.

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Roraima do curso de Educação do Campo LEDUCARR. Coordenadora UAB/UFRR. Coordenadora do PROFEI/UFRR. Editora da Revista Ensino em Perspectiva – UECE. Editora da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão-REPI/UFRR.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Barroso, L. S. ., Lopes, S. L. ., & Vasconcelos, K. C. . (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: os movimentos sociais e o protagonismo das mulheres. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5677