EDUCAÇÃO DO CAMPO
o estado precário da infraestrutura escolar
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5678Palavras-chave:
Infraestrutura Escolar, Educação do Campo, Acessibilidade, SustentabilidadeResumo
Nos últimos anos, a infraestrutura das escolas rurais, especialmente das instituições públicas, tornou-se foco da educação brasileira, pois nem sempre atendem às expectativas. Este estudo objetivou apresentar abordagens para analisar a infraestrutura das escolas rurais, a fim de compreender os desafios e as expectativas das escolas e de suas comunidades, considerando, aspectos históricos, acessibilidade e sustentabilidade. Utilizando-se da abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, teceram-se reflexões e pesquisas que analisaram a situação precária dos espaços físicos dos prédios escolares no Brasil rural. Pôde-se concluir que a literatura aponta para os benefícios de uma boa arquitetura escolar, não apenas para alunos e professores, mas também para a comunidade, pois geralmente é a única instituição pública da região. Além disso, alguns artigos da legislação já garantem o direito a uma melhor infraestrutura nas escolas rurais, apesar dos desafios de construir em áreas afastadas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C.; ROCHA, L. O. Em Busca de uma Aproximação entre Arquitetura e Educação. Notandum Libro 13. CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto, 2009. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand_lib_13/cleide.pdf. Acesso em: 26 out. 2022.
ANDRADE, F. M. R. de; RODRIGUES, M. P. M. Escolas do Campo e Infraestrutura: Aspectos Legais, Precarização e Fechamento. EDUR Educação em Revista. 2020; 36: e234776. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/s4jFSrDttW6fxPyHqysW3JF/?lang=pt. Acesso em: 06 maio 2022.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.caurn.gov.br/wp- content/uploads/2020/08/ABNT-NBR-9050-15-Acessibilidade-emenda-1_-03-08- 2020.pdf. Aceso em: 22 ago. 2023.
BRASIL. Decreto Federal n. 7611 de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União, 18 de novembro de 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm.
Acesso em: 26 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 jun. 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 09 jul. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 09 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/miolo_infraestr.pdf Acesso em: 20 jul. 2023.
CARVALHO, L. L. DE S.; MOURA, A. P.; REINALDO, B A. Educação do campo:
desafios e perspectivas para educação rural acolhedora. In: FIALHO, L. M. F.; VASCONCELOS K. C.; COSTA M. A. A. DA (Orgs.) V Seminário Estadual de Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Anais... Fortaleza: EdUECE, 2018.
FREIRE, M. Dois olhares ao espaço-ação na pré-escola – I. Espaço e Vida. In: MORAIS, R. (Org.). A sala de aula: que espaço é esse? Campinas, SP: Papirus, 1994.
FROTA, A. B.; SCHIFFER, S. R. Manual do conforto térmico. 5. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2001.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c- mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf. Acesso em: 11 jun. 2023.
KOWALTOWSKI, D. C. C. Arquitetura Escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: oficina de textos, 2011. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/38865/pdf/0?code=zkry+ujZJpbht 6JGnzQnGg7DUZ0RSJqrVm1QdhIkHtEySxwwGVIaNjw8x88O4TLplWXrQL5F9mkL sYphz1qc/w==. Acesso em: 08 jul. 2023.
KRAMER, S. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, 2007. p. 13-23.
QUEIROZ, J. B. P. de. A educação do campo no Brasil e a construção das escolas do campo. REVISTA NERA – ANO 14, Nº. 18 – JANEIRO/JUNHO DE 2011. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1347. Acesso em: 08 jul. 2023.
UNESCO. Qualidade da infraestrutura das escolas públicas do ensino fundamental no Brasil. - Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/educacao_qualidade/qualidade_infraes trutura_escolas_publicas_unesco_2019.pdf. Acesso em: 02 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisca Deylane Pinheiro de Andrade, Janaína Paula de Sousa, Luís Távora Furtado Ribeiro (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.