EDUCAÇÃO DO CAMPO

o estado precário da infraestrutura escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5678

Palavras-chave:

Infraestrutura Escolar, Educação do Campo, Acessibilidade, Sustentabilidade

Resumo

Nos últimos anos, a infraestrutura das escolas rurais, especialmente das instituições públicas, tornou-se foco da educação brasileira, pois nem sempre atendem às expectativas. Este estudo objetivou apresentar abordagens para analisar a infraestrutura das escolas rurais, a fim de compreender os desafios e as expectativas das escolas e de suas comunidades, considerando, aspectos históricos, acessibilidade e sustentabilidade. Utilizando-se da abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, teceram-se reflexões e pesquisas que analisaram a situação precária dos espaços físicos dos prédios escolares no Brasil rural. Pôde-se concluir que a literatura aponta para os benefícios de uma boa arquitetura escolar, não apenas para alunos e professores, mas também para a comunidade, pois geralmente é a única instituição pública da região. Além disso, alguns artigos da legislação já garantem o direito a uma melhor infraestrutura nas escolas rurais, apesar dos desafios de construir em áreas afastadas.

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Biografia do Autor

Francisca Deylane Pinheiro de Andrade, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí. Especialista em gestão, supervisão com docência do ensino superior pela universidade Estadual Vale do Acaraú. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira – UFC. Professora na rede municipal de Teresina. Graduanda em arquitetura e Urbanismo na Estácio de Sá- CE. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Janaína Paula de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC). Graduada em Pedagogia - UECE/Itapipoca (2001). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - UECE (2003); Em Gestão Escolar - Universidade de Santa Maria (2005) e em Docência na Educação Infantil - UFC (2015).

Luís Távora Furtado Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor na École de Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), em Paris, na França. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação pela UFC.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Andrade, F. D. P. de ., Sousa, J. P. de ., & Ribeiro, L. T. F. . (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO: o estado precário da infraestrutura escolar. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5678