EDUCAÇÃO DO CAMPO
o estado precário da infraestrutura escolar
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5678Palavras-chave:
Infraestrutura Escolar, Educação do Campo, Acessibilidade, SustentabilidadeResumo
Nos últimos anos, a infraestrutura das escolas rurais, especialmente das instituições públicas, tornou-se foco da educação brasileira, pois nem sempre atendem às expectativas. Este estudo objetivou apresentar abordagens para analisar a infraestrutura das escolas rurais, a fim de compreender os desafios e as expectativas das escolas e de suas comunidades, considerando, aspectos históricos, acessibilidade e sustentabilidade. Utilizando-se da abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, teceram-se reflexões e pesquisas que analisaram a situação precária dos espaços físicos dos prédios escolares no Brasil rural. Pôde-se concluir que a literatura aponta para os benefícios de uma boa arquitetura escolar, não apenas para alunos e professores, mas também para a comunidade, pois geralmente é a única instituição pública da região. Além disso, alguns artigos da legislação já garantem o direito a uma melhor infraestrutura nas escolas rurais, apesar dos desafios de construir em áreas afastadas.
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