IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MAGISTÉRIO NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO EM DOURADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5679

Palavras-chave:

Curso de Magistério, Educação Franciscana, História da Educação

Resumo

Esta pesquisa está inserida no conjunto de estudos acadêmicos sobre a história da formação docente no Brasil e, mais especificamente, sobre a história da formação de professores do Estado de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar do processo de criação e instalação do Curso de Magistério na Escola Franciscana Imaculada Conceição, na década de 1970. O recorte temporal deu-se devido à Reforma de Lei n° 5.692/1971. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais. Os dados coletados foram analisados por meio de uma perspectiva histórica. Os resultados apontam que o processo de criação e instalação do Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição ocorreu devido ao fechamento do Curso Normal na Instituição decorrente da implantação da Lei n° 5.692/1971.

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Biografia do Autor

Adriana Mendonça Pizatto, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestra em Educação pela UFGD (2023). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/2018). Bolsista Fundect.

Alessandra Cristina Furtado, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutora e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em História pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social UNESP/Franca (2001). Professora associada IV da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Pizatto, A. M. ., & Furtado, A. C. . (2024). IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MAGISTÉRIO NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO EM DOURADOS. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5679