IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MAGISTÉRIO NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO EM DOURADOS
DOI:
https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5679Palavras-chave:
Curso de Magistério, Educação Franciscana, História da EducaçãoResumo
Esta pesquisa está inserida no conjunto de estudos acadêmicos sobre a história da formação docente no Brasil e, mais especificamente, sobre a história da formação de professores do Estado de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar do processo de criação e instalação do Curso de Magistério na Escola Franciscana Imaculada Conceição, na década de 1970. O recorte temporal deu-se devido à Reforma de Lei n° 5.692/1971. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais. Os dados coletados foram analisados por meio de uma perspectiva histórica. Os resultados apontam que o processo de criação e instalação do Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição ocorreu devido ao fechamento do Curso Normal na Instituição decorrente da implantação da Lei n° 5.692/1971.
Downloads
Referências
AMARO, Eliane Maria. Escola Franciscana Imaculada Conceição: História da Instituição educativa na região de Dourados, sul de Mato Grosso (1955-1975). 2018. 237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1021. Acesso em: 7 jun. 2023.
BORBA, Marcel dos Santos. Entre leigos e franciscanos: da escola paroquial a escolas reunidas, Vila São Pedro, distrito de Dourados – MT/MS (1957-1979). 2019. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1636. Acesso em: 7 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1961. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 8 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5692.htm. Acesso em: 8 jun. 2023.
BRAZIL, Maria do Carmo; MANCINI, Ana Paula Gomes. História das instituições formadoras de professores na fronteira Brasil-Paraguai: o caso de Dourados, Mato Grosso (uno) -1940-1970. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 15, n. 1, p. 123-136, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18622. Acesso em: 7 jun. 2023.
BRITO, Silvia Helena Andrade; RODRÍGUEZ, Margarita Victoria; BEZERRA, Artur D’Amico. Marcos legais para a institucionalização da formação docente em Mato Grosso (1910-1970). Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 26, n. 61, p. 177-197, jan./abr. 2017. DOI: 10.29286/rep.v26i61.2073. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2073.
Acesso em: 7 jun. 2023.
BOURDIEU, Pierre; BOURDIEU, Marie-Claire. Revista Sociologia e Política, Curitiba, 26, p. 31-39, jun. 2006. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/8103/5720. Acesso em: 7 jun. 2023.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Editora Unesp Digital: São Paulo, 2017.
FURTADO, Alessandra Cristina. Arquivos, fontes e instituições: um itinerário de pesquisa sobre o arquivo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto/SP (1918-1960). Patrimônio e Memória, Assis, v. 8, n. 2, p. 186-209, jul./dez. 2012. Disponível em: https://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/276. Acesso em: 7 jun. 2023.
KNOB, Frei Pedro. A Missão Franciscana do Mato Grosso. Campo Grande-MS: Editora Loyola, 1988.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.
MARIN, Jerry Roberto. Diásporas, identidades e traduções culturais dos Franciscanos alemães em Mato Grosso. In: MARIN, Jerry Roberto (org.). Religiões e identidades. Dourados: UFGD, 2012. p. 103-130.
MARTINS, Cecília Freitas. Escolarização da infância: fragmentos e memória de internas no Educandário Santa Clara. 2011. Monografia (Especialização) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Paranaíba, 2011.
MONTEIRO, Juliana da Silva. O Patronato de Menores de Dourados – MT/MS: Cultura Escolar e Estratégias da Ação Social Franciscana (1950-1983). 2021. 415 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4526. Acesso em: 7 jun. 2023.
RODELINI, Claudiani; FURTADO, Alessandra Cristina. Missão Franciscana em Itaporã-MT (1958-1972): Educação Primária e Religiosidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29., 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. p. 2141-2154. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu/article/view/20319. Acesso em: 7 jun. 2023.
ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres educadas e a educação de mulheres. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012. p. 333-359.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia e formação de professores no Brasil: vicissitudes dos dois últimos séculos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2006.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05.pdf. Acesso em: jan. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Adriana Mendonça Pizatto, Alessandra Cristina Furtado (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.