INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INCURSÃO NA ESCOLA

pesquisa com crianças e professoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5680

Palavras-chave:

Iniciação científica, Incursão, Escola

Resumo

Este artigo teve como objetivo relatar as experiências obtidas na iniciação científica na fase de incursão na escola. A metodologia foi de abordagem qualitativo-descritiva, através da observação participante, descrição e análise de imagens, entre 2022.2 e 2023.1, na Escola CAIC, no município de Sobral/CE. Aportes teóricos de Ludke e André (1986), Pinho (2017), entre outros. A principal conclusão foi destacar a importância de conhecer o local onde será realizada a pesquisa e os sujeitos pesquisados antes de começar a coleta de dados. Esse primeiro encontro de acolhimento e escuta é muito relevante para a escola e para as profissionais que puderam ser ouvidas e para nós da universidade. Nesse processo, as bolsistas/pesquisadoras de iniciação científica, são capazes de realizar um diálogo consigo mesmas, de se reconstruir e buscar obter respostas sobre a sua formação pessoal, acadêmica e profissional.

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Biografia do Autor

Andrea Abreu Astigarraga, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pós-Doutora em Educação. Professora Associada no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto) biográficas – GEPAS – CNPq.

Maria Vanderlane Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas – GEPAS. Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica – FUNCAP, do Projeto de Narrativas (Auto)Biográficas das crianças em espaços escolares e não escolares sobre ser criança, viver a infância, escola e processo ensino-aprendizagem.

Naira Paiva Farias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)biográficas – GEPAS. Bolsista de Iniciação Científica do projeto de Narrativa de professores e gestores sobre infâncias e escola – CNPq.

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Publicado

2024-06-21

Como Citar

Astigarraga, A. A. ., Silva, M. V. ., & Farias, N. P. . (2024). INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INCURSÃO NA ESCOLA: pesquisa com crianças e professoras. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 10(33). https://doi.org/10.21920/recei.v10i33.5680